Receitas que passam de casa para casa

Dilvanete Miranda da Silva

LUCINÉIA NUNES, O Estado de S.Paulo

07 Janeiro 2010 | 01h28

Cozinheira de Mariana Caltabiano

Dilvanete Miranda da Silva, a Dilva, começa modesta. Diz fazer "só o trivial". "Aqui eles gostam de arroz, feijão, bife e uma boa salada", diz. Mas bastou um pouco mais de conversa para a cozinheira ampliar seu repertório culinário e revelar que vai além do trivial: faz arroz com bacalhau, torta de frango, quiches, lombo com limão siciliano.

O segredo, diz ela, está no tempero. Para substituir o alho, que passa longe dos pratos da família, Dilva capricha na cebola, alho-poró e pimenta-do-reino. E não deixa faltar paio e louro no feijão. Mas o melhor tempero da cozinheira não é esse. "É o bom humor", diz a patroa, a escritora e produtora Mariana Caltabiano.

"A família não é de comer doces, mas gosta de pudim de leite, bolo de chocolate com brigadeiro e banana caramelizada com canela. A Mariana adora canela", conta a alegre baiana de Vitória da Conquista.

Sua mais recente descoberta na confeitaria é esta torta de maçã invertida, a tarte tatin. Dilva aprendeu a receita com uma amiga e fez para a família, que adorou.

"Meu patrão até comprou uma fôrma Le Creuset para fazer o doce", diz Dilva. "Ele cozinha bem, é detalhista. E sempre que faz churrasco para os amigos prepara essa torta." E qual fica melhor? "A dele", responde a modesta Dilva. E ensina: "Se a torta estiver fria na hora de desenformar, aqueça-a um pouco para derreter o caramelo e fazer com que solte mais facilmente. Depois sirva com sorvete de creme."

Torta de maçã

Ingredientes

1,2 kg de maçã tipo gala; 80g de manteiga (em temperatura ambiente); 175g de farinha de trigo; 1 gema; 200g de açúcar; 25g de açúcar de confeiteiro; 1 pitada de sal; água

Preparo

Peneire a farinha sobre uma superfície lisa onde será preparada a massa. Adicione a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até obter um creme. Faça uma abertura no centro, ponha sal, uma colher (sopa) de água, o açúcar de confeiteiro e a gema (primeiro dissolva o sal na massa, depois, incorpore os demais ingredientes até obter uma mistura homogênea). Faça uma bola com a massa e deixe descansar por 1 hora na geladeira. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire o miolo. Despeje o açúcar na fôrma (de 25 cm) e cubra com água. Leve ao fogo brando para derreter. Em seguida, aumente o fogo e deixe ferver até formar um caramelo. Tire do fogo e espere esfriar. Espalhe as metades das maçãs viradas para baixo. Cubra com papel-alumínio e leve ao fogo preaquecido a 170°C, até as frutas ficarem macias e coradas. Tire do forno e espere esfriar. Abra a massa, corte um círculo e cubra as maçãs. Faça furos com uma faca. Volte a torta ao forno aquecido a 200°C, por 15 minutos ou até a massa dourar. Deixe amornar e desenforme.

Rendimento: 6 porções

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.