1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Regulador de telecom nos EUA pede à indústria que lidere em cibersegurança

REUTERS

12 Junho 2014 | 13h 53

O principal regulador de telecomunicações nos Estados Unidos pediu às companhias de telefonia, cabo e outras nesta quinta-feira que tenham iniciativa e mostrem as ações mensuráveis que tomam para proteger redes de comunicações de ataques cibernéticos.

Em seu primeiro grande discurso dedicado totalmente para a segurança cibernética, o presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), Tom Wheeler, pediu ao setor privado para "tomar a iniciativa em assumir novas responsabilidades e prestar contas ao mercado para o gerenciamento de riscos cibernéticos" antes mesmo de a FCC ter uma abordagem regulatória para o problema.

"O esforço liderado pelo setor privado deve ser mais dinâmico do que a regulamentação tradicional e mais eficaz na mensuração do que confiar cegamente no mercado ou nas melhores práticas voluntárias para defender o nosso país", disse Wheeler, em um discurso no American Enterprise Institute, um grupo de políticas públicas.

"Acreditamos em um novo paradigma regulatório em que a Comissão baseia-se primeiramente na indústria e no mercado, preservando outras opções se essa abordagem não for bem sucedida."

Melhorar proteções da infraestrutura crítica dos EUA como redes de comunicação e da rede elétrica tem sido uma prioridade para o governo Obama, mas especialistas de segurança continuam a se preocupar com a relutância de muitos líderes empresariais em gastar mais dinheiro para melhorar as defesas.

A FCC, que supervisiona grandes provedores wireless e de internet, tentou adotar normas de segurança cibernética mínimas em toda a indústria no passado, mas enfrentou resistência por parte de grandes empresas de comunicação já que o setor privado amplamente resistiu esforços dos EUA para definir novos padrões.

(Reportagem de Alina Selyukh)

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo