Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias >
Início do conteúdo

Sessenta instituições terão acesso gratuito a acervo

25 de maio de 2012 | 8h 09
AE - Agência Estado

Bibliotecas da rede pública e de reconhecidas entidades de ensino terão acesso gratuito aos 137 anos de história do Estadão Acervo Digital. Já fazem parte da lista mais de 60 instituições, entre elas, a Biblioteca Nacional e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. "Por entender a importância do compartilhamento desse conteúdo, a ideia é ampliar o número de convênios com entidades de educação e cultura de qualidade", diz Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado.

Os primeiros convênios foram firmados com instituições que são referências na cidade e no País. A Biblioteca Nacional, por exemplo, uma das mais tradicionais, está entre as oito maiores do mundo - além de ter ajudado na conservação dos microfilmes das páginas do jornal, material base para a digitalização do acervo. A instituição abriga mil anos de história e é referência para pesquisas internacionais.

"O Estadão Acervo Digital contribuiu com a expansão do nosso projeto de digitalização. Até o fim do ano, a Biblioteca Nacional Digital deve chegar a 10 milhões de páginas", diz Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

"Hoje, uma biblioteca é muito mais do que um lugar que acumula livros", diz Pedro Puntoni, coordenador da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP), outra instituição contemplada com o material do Acervo Digital.

No primeiro mês, o acesso ao Acervo Digital estará aberto para todos usuários da rede pelo site acervo.estadao.com.br. Depois, parte do material começa a ser limitado. "Todos continuam visualizando as páginas, mas não vão conseguir ampliar o material para uma leitura mais completa, diz Edmundo Leite, coordenador do arquivo do Estado.

Só terá acesso ao material completo, o assinante do jornal impresso e online e os frequentadores das bibliotecas contempladas com o convênio, como a da Unesp e a Biblioteca Mário de Andrade. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão




Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo