Sorvete de uvaia com pedaços da fruta

Ingredientes

O Estado de S.Paulo

25 Outubro 2012 | 03h11

120g de polpa de uvaia picada

240 ml de creme de leite fresco 80 ml de leite integral

90g de açúcar

3 gemas de ovo

Para os pedaços da fruta: 1/2 xícara de polpa de uvaia congelada cortada em lascas; 4 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de água

Preparo

Misture a polpa de uvaia com metade do creme de leite e bata no liquidificador. Reserve. Numa panela pequena, aqueça o leite e o creme de leite restante, até ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Pare de bater e despeje a mistura de leite sobre as gemas, misturando bem com uma colher. Volte tudo à panela do leite e leve ao fogo baixíssimo. Cozinhe, mexendo sempre, só até a mistura espessar como um mingau ralo, que cubra as costas de uma colher. Deixe esfriar e gelar, de um dia para o outro, na geladeira. Prepare antes também os pedaços de fruta: misture numa panela pequena o açúcar com a água. Deixe ferver até formar um xarope e junte os cubos de uvaia. Cozinhe por 2 minutos, escorra e deixe gelar os pedaços. Bata o creme na sorveteira até ficar firme. Junte os cubos de uvaia, misture bem e deixe no congelador por cerca de 2 horas antes de servir.

Se não tiver sorveteira, passe a mistura gelada para uma tigela de aço inoxidável e leve ao freezer, mexendo com colher a cada meia hora, até congelar tudo por igual. E só quando estiver quase pronto, coloque os cubinhoos de fruta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.