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Transferência sem inspeção ambiental

Marcelo Fenerich - O Estado de S.Paulo

15 Fevereiro 2009 | 00h 03

Enquanto Prefeitura e Detran não se entendem, é possível transferir o veículo antes de passar pela verificação

Desde o início deste mês ocorre na capital a Inspeção Ambiental Veicular, que inclui carros com motores de ciclo Otto (álcool, gasolina ou GNV) fabricados entre 2003 e 2008 e motocicletas de qualquer ano com motor de quatro tempos. Uma das maiores discussões refere-se à transferência de propriedade. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente informa que quem pretende passar o veículo para frente precisa fazer a vistoria primeiro. Segundo o Detran, que é o órgão responsável pela transferência, a falta da inspeção não é empecilho. A queda de braço continua. Conforme a Secretaria, quem antecipou o pagamento do licenciamento deve fazer a inspeção de acordo com o prazo da placa. Caso contrário, terá o licenciamento de 2010 bloqueado. Já segundo o Detran, até que todas as regras estejam definidas, é possível fazer a transferência sem problemas. Todas as Ciretrans também estão transferindo veículos da capital para outros municípios. A Secretaria informa que a Controlar, empresa contratada pela Prefeitura para realizar a inspeção, está autorizada a instalar postos móveis nas Ciretrans. A ideia é permitir que a verificação seja feita, independentemente do final da placa, nos casos de transferência de propriedade. Mas, mesmo estando prontas para operar desde abril de 2008, as unidades móveis ainda não entraram em atividade. "Detran e Controlar estão fazendo os ajustes finais para operacionalizar os centros nos locais determinados", diz o secretário Eduardo Jorge. Entretanto, ainda não há previsão de quando esses postos começarão a funcionar. REPROVADOS Segundo informações da Controlar, do dia 2 ao dia 13, foram atendidos 8.268 veículos (entre carros e motos). Desse total, 404 foram reprovados e terão de efetuar reparos nos veículos e, depois, refazer a verificação. Foi o que ocorreu com o autônomo Gilmar Campos Gimenez, que teve seu Fiat Siena 2003 reprovado antes mesmo de medir as emissões. Ele disse que se esqueceu de verificar o escapamento, que estava furado. "Troquei até os pneus e não reparei nesse detalhe. Sempre faço as revisões conforme as recomendações da fabricante." Já a picape Ford Courier ano 2003 do comerciante Lademir Adilson Neitzke, de 46 anos, foi reprovada por emitir monóxido de carbono (CO) acima do permitido. "O inspetor disse que foi por eu ter usado combustível de má qualidade, o que acho pouco provável. Fiz tudo nesse carro, até os filtros eu mandei trocar." Agora, os dois terão de reagendar a inspeção, mas não precisarão pagar a taxa de R$ 52,73 de novo. "Tenho 30 dias para voltar, mas antes vou trocar o escapamento", diz Gimenez. "Espero que o problema seja apenas por conta do combustível. Se for reprovado de novo, além de perder o direito ao reembolso, terei de pagar a taxa outra vez", conta Neitzke.

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