Uma saison com cana, uai!

O norte-americano Garrett Oliver é um dos cervejeiros estrangeiros que mais visitaram o Brasil nos últimos anos. Até agora, porém, ele não tinha "carimbado" seu passaporte em uma produção colaborativa local. A estreia será no dia 10 de novembro, com uma receita ousada, que inclui caldo de cana, elaborada em parceria com os mineiros da Wäls. Vai se chamar Saison de Caipira e terá entre 6% e 8% de teor alcoólico.

ROBERTO FONSECA, O Estado de S.Paulo

25 Outubro 2012 | 03h11

"Além da identificação da figura do caipira com Minas, a cana é muito cultuada no Estado e usada para fazer cachaça. Queríamos homenageá-la também na cerveja", afirma o cervejeiro José Felipe Carneiro, um dos sócios da Wäls. Ele conta ainda que serão usados cerca de 400 litros de caldo de cana na receita, que deve ter, ao todo, 2 mil litros. A cana, segundo Tiago Carneiro, outro sócio da Wäls, será fornecida pela cachaçaria mineira Vale Verde, de Betim. O uso do ingrediente teria sido ideia do próprio Oliver, declara José Felipe.

Também deve ser utilizado fermento líquido da americana Brooklyn, onde Oliver já produz uma saison elogiada, a Sorachi Ace. A cervejaria norte-americana já fez cervejas colaborativas na Alemanha, com a Schneider - batizada de Hopfenweisse, produzida nos dois países - e Itália, com a Amarcord, a Ama Bionda.

Além da atividade na Brooklyn, Garrett Oliver é um nome de referência na harmonização da bebida - é dele o livro A Mesa do Mestre-Cervejeiro, um dos mais consultados para combinar fermentadas e diferentes tipos de pratos.

Linha fixa. A Wäls também lançou, recentemente, uma saison de produção própria, a 42, que leva amêndoas, café, abacaxi e limão em sua composição. Ela passou a integrar a linha fixa da cervejaria, e o mesmo deve ocorrer, segundo Tiago, com a Saison de Caipira.

Neste ano, a Cervejaria Nacional, na capital, testou o uso de caldo de cana em uma sour ale - receita com notas ácidas -, batizada de Wakari.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.