Vem aí uma fornada de realities de cozinha

A Band não é o único canal da TV aberta que percebeu o potencial de reality shows gastronômicos. Cozinha sob Pressão, versão brasileira de Hell's Kitchen, estreia no SBT em 11 de outubro, sob o comando de Jefferson Rueda. O chef do Attimo e sócio do Bar da Dona Onça avisa: não será como Gordon Ramsay, o destemperado apresentador da edição americana. Ramsay é conhecido pela grosseria, enquanto Rueda tem fama de afável e garante que será ele mesmo. "Se esperam que eu seja como Gordon, é melhor contratarem o Gordon."

O Estado de S.Paulo

18 Setembro 2014 | 02h08

Ele quer tropicalizar o programa, que mostra a interação entre o chef (Rueda) e seus empregados (os participantes). Vai evitar as atitudes performáticas de Ramsay, como jogar objetos nos concorrentes. A intenção é ser firme, sem caricaturas.

Leonardo Lessa, diretor de produção da Fremantle Media, que levou o formato para o SBT, acha que Rueda tem mais em comum com Ramsay do que imagina. "Queríamos um chef estabelecido em um restaurante de alta gastronomia", conta. "Como o Gordon, ele é super organizado, objetivo e exigente. É isso que queremos."

Cozinha sob Pressão terá 14 concorrentes e 13 episódios. As gravações ainda não começaram, mas o contrato do chef é de dois meses a partir de 28 de setembro.

O GNT também se movimenta para trazer novos realities competitivos à TV por assinatura. Cozinheiros em Ação, apresentado por Olivier Anquier, chegou à segunda temporada neste ano. São 18 candidatos amadores submetidos a um júri formado por Ivan Achcar, Monica Rangel e Renata Vanzetto.

Neste sábado, 21, o canal começa a gravar o Que Seja Doce, reality de confeitaria. A apresentação é de Felipe Bronze, que já tem um programa de receitas na GNT. Três doceiros concorrem a cada um dos 30 episódios do programa. Como jurados, Lucas Corazza, Carole Crema e Roberto Strongoli decidem quem é o candidato "azedo" do dia. Quer dizer, o participante que fica em desvantagem na disputa. A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2015.

Outro programa da emissora que vai ao ar no primeiro semestre se chama Food Truck - A Batalha. A competição faz duplas criarem pratos e estacionarem seus carros de comida de rua frente a frente. Vence quem vender mais. Marcio Silva (Buzina Food Truck) e Adolfo Schaefer (Holy Pasta) lideram a atração.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.