1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Vídeo mostra execução de homem na Baixada Fluminense

THAISE CONSTANCIO - Agência Estado

06 Fevereiro 2014 | 13h 29

A 54ª Delegacia de Polícia (DP) investiga a morte de um homem negro, executado com três tiros na cabeça na Estrada Plínio Casado, no bairro da Prata, em Belford Roxo (Baixada Fluminense). Um vídeo mostrando o assassinato foi publicado no site Youtube no último dia 6. A edição desta quinta-feira, 6, do jornal carioca Extra divulga o crime, que teria acontecido no início da noite de 23 de janeiro.

O vídeo de 18 segundos mostra um homem negro de bermuda branca, chinelo e sem camisa sentado no chão com a cabeça ensanguentada. Um outro homem, pardo, de bermuda estampada, camisa preta e tênis segura a cabeça dele, para que não fuja. Poucos segundos depois, um homem negro, de bermuda preta e chinelo desce da garupa de uma moto com uma pistola na mão, aponta para a cabeça do homem de bermuda branca e dispara três vezes à queima roupa. O homem no chão estende as mãos para tentar se defender, em vão. O trânsito segue o fluxo normal.

A reportagem tentou contato com o delegado da 54ª DP, Luiz Henrique Ferreira Guimarães. Na DP, informaram que ele estava em uma diligência. De acordo com o jornal Extra, a vítima seria um ladrão que agia nas redondezas atacando pedestres e comerciantes. No registro do caso na delegacia consta que um outro homem foi morto na ocasião, a alguns metros de distância, também com vários tiros.

Em nota, o comandante do 39º Batalhão de Policia Militar), em Belford Roxo, tenente-coronel Paulo Roberto das Neves, afirma que "o setor de inteligência da unidade levou as imagens do crime à 54ª DP e está auxiliando as investigações da Polícia Civil com as informações que possui". A nota informa ainda que "nos últimos três meses mais de 250 pessoas foram presas por envolvimento com tráfico de drogas e grupos de extermínio".

"Atualmente 54 policiais (militares) do Regime Adicional de Serviço reforçam diariamente o efetivo do 39º BPM, sendo aplicados em locais estratégicos de forma dinâmica para acompanhar o andamento da mancha criminal", acrescenta na nota o comandante.

A Secretaria de Segurança do Estado do Rio deverá instalar ainda este ano, em Belford Roxo, uma Companhia Destacada, subordinada ao 39º BPM, que ficará na favela Gogó da Ema, a pouco mais de 5 km do bairro da Prata. A cidade também deve ganhar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), ainda sem data de instalação ou previsão de local.