''A aceleração súbita foi enorme'', diz Altmann
A aceleração sofrida pelo corpo do piloto Gustavo Sondermann, decorrente do impacto com a picape Montana Stock Car de Pedro Boesel, foi a causa da fratura da sua coluna cervical, da base craniana e a contusão difusa no cérebro. A explicação é do cirurgião oncológico Dino Altmann, diretor médico do GP do Brasil de Fórmula 1 e da CBA.
"Os danos ao carro foram infinitamente menores do causado ao Stock Car de Sperafico", comenta Altmann. A picape também recebeu o choque lateral, mas do lado oposto ao do piloto, no caso de Sondermann. E a área interna do carro, onde se encontrava, estava intacta, ao contrário do acidente de 2007. O médico, também do corpo da FIA, atendeu aos dois pilotos.
"O impacto deslocou o carro, que estava parado na pista, com violência extrema. Nessas condições, há uma resistência da cabeça, que pesa com o capacete cerca de 6 quilos, seguir o movimento, o que em geral causa as lesões." O piloto teve parada respiratória imediata, revertida pelo médico, mas a extensão dos danos neurológicos eram grandes e irreversíveis.
O banco usado pelas picapes não são os mesmos da Stock Car, projetados para reduzir os movimentos laterais da cabeça. O capacete do piloto fica a cerca de 2 ou 3 centímetros de suas laterais bem elevadas. No caso do acidente de Sondermann, Altmann não acredita que fizesse diferença. "A aceleração súbita a que o piloto se submeteu num choque a 200 km/h foi enorme."
Ele vai sugerir que a categoria picape Montana use os mesmos bancos da Stock Car, que os importa dos Estados Unidos. "Já comentamos sobre isso e não sei se para este ano, mas a mudança deverá ocorrer", explica Altmann.
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
-
/lutas
Cigano cumpre promessa, nocauteia Mir no 2º round e segue como campeão do UFC
- /flamengo
-
/futebolinternacional
Próximo adversário do Brasil, Estados Unidos goleiam Escócia em amistoso
-
/lutas
Pezão vacila, tem rosto aberto por cotovelada e estreia nocauteado por Velasquez
-
/lutas
No card mais pesado da história, 'gordinho' nocauteia e atribui vitória à comida
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 04 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 05 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 06 Governo já discute redução de superávit ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 09 Empreendedores criam software que ajuda ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Programação da TV
-
27/05 Agora
Júnior Cigano x Frank Mir
MMA | UFC 146
Globo -
27/05 05h20
Etapa da Suíça
Remo | Copa do Mundo
SporTV 2 -
27/05 06h00
Primeira rodada
Tênis | Roland Garros
ESPN -
27/05 07h00
Barcelona x Valencia
Basquete | Liga Espanhola
BandSports -
27/05 08h00
Etapa da Suíça
Remo | Copa do Mundo
SporTV 2
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados










