ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Dilma vai a Santa Catarina e afaga PSD

Presidente prestigiou governador Raimundo Colombo e fez agrado político à sigla, que na semana passada oficializou apoio à reeleição

28 de novembro de 2013 | 2h 01
Pedro Venceslau / FLORIANÓPOLIS, Rafael Moraes Moura / SÃO FRANCISCO DO SUL, Enviados Especiais - O Estado de S.Paulo

A presidente Dilma Rousseff aproveitou uma visita a Santa Catarina, onde inaugurou obra atrasada do PAC e distribuiu máquinas a prefeitos, para fazer, ontem, um agrado político ao PSD de Gilberto Kassab, que na semana passada oficializou seu apoio à reeleição da presidente.

Acompanhada de uma comitiva de seis ministros, Dilma viajou pelo Estado para prestigiar o governador Raimundo Colombo - o único do PSD no País, De quebra, bateu nos tucanos ao comentar o modelo das privatizações de seu governo.

O giro da presidente pelo Estado incluiu Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul. Na capital, ela foi aclamada como candidata por prefeitos, parlamentares e dirigentes. Depois de assinarem um contrato de financiamento do Banco do Brasil com o Estado no valor de R$ 2 bilhões, para diversas obras, a presidente e Colombo trocaram elogios públicos e promessas de apoio em 2014. "Pode contar com nossa lealdade e nossa admiração. A senhora é uma mestre. Conte com a gente", disse o governador. "Encontrei aqui iniciativa e vontade política", respondeu a presidente.

Virada. Com a parceria com o PSD, que também governa Florianópolis, Dilma espera reverter o favoritismo histórico dos tucanos no Estado. Nas últimas quatro eleições - desde 1998 -, o PSDB venceu três: em 1998, 2006 e 2010. O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), ex-governador de Santa Catarina, acompanhou a presidente durante toda a viagem.

Apesar dos afagos entre a presidente e os pedessistas, o diretório do PT catarinense ainda trabalha para lançar candidatura própria em 2014. O presidente estadual do partido, Cláudio Vignatti, é um crítico rigoroso do governador, que deixou o Democratas para embarcar no projeto de Gilberto Kassab.

Adversário interno da ministra da Secretaria de Relações Institucionais Ideli Salvatti, Vignatti prometeu em um texto na internet "dialogar com todas as forças políticas que querem um projeto alternativo para nosso Estado". Um projeto, segundo ele, "capaz de vencer a ausência de gestão e a falta de ligação entre governo e sociedade". Por seu lado, o ex-governador Luís Henrique tenta construir no Estado uma aliança para reeleger Colombo e tomar do PSDB uma das vagas no Senado.

Roteiro. Repetindo um roteiro que já se tornou comum em sua agenda pelo País, Dilma Rousseff entregou, em São Francisco do Sul, 59 motoniveladoras e 10 caminhões-caçambas para prefeitos catarinenses. Só neste ano, foi a 14.ª solenidade do gênero - em que prefeitos recebem equipamentos de trabalho diretamente da presidente.

Dilma e o governador Raimundo Colombo participaram na cidade de uma cerimônia especial para lançar o novo berço de atracação do novo porto, que já está com sua estrutura pronta para operar desde o começo do mês. Ao discursar na cerimônia de entrega da obra, a presidente fez referências aos tempos iniciais do PAC em 2007 e atacou o governo anterior, do PSDB, afirmando que o País vivia então "uma paralisia"

Durante a tarde, a comitiva passou ainda por Itajaí para entregar ordens de serviço.





Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

"Relatório foi omisso", admite Gabrielli

  • "Relatório foi omisso", admite Gabrielli
  • Pré-candidato do PV vai ao trabalho de bicicleta
  • Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo