Economia na construção
Concreto reciclado. Mais barato e resistente
O pesquisador Daniel Simiele, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), inventou uma maneira nova de produzir concreto: substituiu a areia por resíduos de construção e demolição. Obteve um produto de 20% a 30% mais barato e com resistência 39,5% superior, em média, à estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Veja a seguir as etapas de produção do concreto reciclado.
1 Tritura dos resíduos
Restos de construção civil (principalmente de passeios públicos e de demolições) são triturados neste britador, que é equipado com várias lâminas. O resultado: uma mistura que parece areia, mas é um pouco mais grossa, que será empregada na produção do concreto.
2 Mistura
Ao substituir 60% da areia pela mistura, o pesquisador descobriu que o concreto reciclado tinha resistência mais elevada que o tradicional - acima dos 35 MPa (megapascal) requeridos pela ABNT. Também apresentou elasticidade 14% superior à exigida pela norma.
3 Fabricação dos blocos
Simiele fez peças pré-moldadas de diferentes espessuras - 3 e 6 cm - e concluiu que os blocos mais finos eram mais resistentes. Todos eles foram moldados em fôrmas de plástico de baixo custo. Assim, prefeituras de cidades pequenas e comunidades terão como produzir os tijolos.
4 Utilização
Os blocos de concreto reciclado podem ser usados na pavimentação intertravada - versão atualizada dos velhos calçamentos de paralelepípedo. Empregados em calçadas e praças, são perfeitos para orlas como esta, da Praia de Boa Viagem, no Recife.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Presidente do Supremo rechaça crise: ‘Só ...
- 03 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 04 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 05 Cuba nega permissão de viagem da blogueira ...
- 06 Blogueira cubana se diz ‘decepcionada’ ...
- 07 Lula receberá prêmio internacional por luta ...
- 08 DVD de Rafinha Bastos terá que ser retirado ...
- 09 Novo titular das Cidades pediu verba da pasta ...
- 10 Em Cuba, Dilma diz que direitos humanos não ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados



