Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias >
Início do conteúdo

Estado aposta que Metrô aliviará problema

Secretaria de Transportes Metropolitanos garante que atrasos vão diminuir com expansão

24 de outubro de 2009 | 0h 00
- O Estadao de S.Paulo

A Secretaria do Estado dos Transportes Metropolitanos diz que pelo menos 21 distritos afetados com carências de tempo acima de 25 minutos no transporte coletivo devem apresentar melhora em 2010. A pasta espera queda nos índices com a inauguração da Linha 4-Amarela e de novos trechos da Linha 2-Verde do Metrô.

"A expansão da rede vai proporcionar um crescimento no número de ligações entre as linhas e isso vai ajudar a diminuir os tempos de viagem", afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Ele explica que as conexões entre as linhas vão poder seccionar a quantidade de passageiros, desafogando trecho superlotados - como a Linha 3-Vermelha - e diminuindo os trajetos de algumas pessoas. Outra vantagem é contornar possíveis interferências nas vias. "Se temos hoje um problema na (Estação) Sé, para tudo", observa Portella.

O governo estadual pretende inaugurar até março do próximo ano o primeiro trecho da Linha 4-Amarela, entre as Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros.

Embora com grande número de linhas de ônibus, o bairro se tornou um gargalo de congestionamentos nos horários de pico, atrasando as viagens pelas vias. Segundo o estudo Carências do Transporte na Região Metropolitana de São Paulo, as viagens na região apresentam na média 33 minutos de acréscimo em relação aos tempos ideais. Outras regiões com bastante carência, como o Morumbi (34 minutos) e Brooklin (29), também estão no trajeto de novas linhas do Metrô, que devem ser entregues até 2012 - são as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô.

Outra aposta da secretaria é investir em bolsões de estacionamento de veículos. O objetivo é que as pessoas façam a integração com a rede, deixando seus carros nos estacionamentos de estações perto de suas residências e seguindo viagem no metrô ou nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "Isso vai desafogar as ruas e aumentar a velocidade média dos ônibus", afirma Portella.