Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias >
Início do conteúdo

Falta de enfermeiros em SP gera sobrecarga

Jornada longa também é problema, alerta Federação Nacional dos Enfermeiros

03 de fevereiro de 2013 | 2h 03
O Estado de S.Paulo

A maioria dos hospitais paulistas não tem número suficiente de profissionais de enfermagem. A informação é do enfermeiro Marcelo José dos Santos, chefe de Fiscalização do Conselho de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O órgão fiscalizou, de setembro até o início deste ano, quase todos os hospitais do Estado, públicos e particulares.

"O grande ponto foi a questão do dimensionamento: 98% das instituições não têm número suficiente de profissionais, conforme determina a resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)", diz Santos. Esse cálculo é de atribuição do enfermeiro responsável pela instituição. "Ele é capacitado para dimensionar o número de profissionais necessários para dar o atendimento seguro e com qualidade."

Quando identificado que existem menos profissionais do que determinam as normas e o hospital não faz a adequação, o Coren pode entrar com uma ação civil pública. "Há grandes instituições públicas de saúde que têm um déficit gigantesco de profissionais. Também há instituições privadas que não contemplam esse número", completa Santos.

Cansaço. O resultado, segundo a enfermeira Solange Aparecida Caetanos, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, é a sobrecarga. "Um profissional que deveria cuidar de cinco leitos acaba cuidando de dez, incluindo de UTI." Outra questão, diz Solange, são as longas jornadas de trabalho, que, chegando a 44 horas, contribuem para o cansaço extremo e erros de procedimento. "Há muito tempo temos trabalhado em nosso projeto de lei para regulamentar a jornada de trabalho de 30 horas." O projeto está há 13 anos na Câmara dos Deputados. / MARIANA LENHARO




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o @estadao no Twitter

Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.