Hospitalidade, o trunfo do Rio para cativar COI
Grupo de avaliação do Comitê Olímpico Internacional visita a cidade, entre os dia 27 e 3 de maio, para analisar propostas da candidatura
O Rio já começou a se mobilizar para, a exemplo de Tóquio e Chicago, impressionar a comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) na disputa pelo direito de ser sede da Olimpíada de 2016. Cartazes com o emblema da campanha carioca em alguns pontos da cidade - e anúncios em televisão e rádio pedindo o apoio popular - são o ponto de partida para tentar sensibilizar a comitiva, que passará pela capital fluminense entre 27 de abril e 3 de maio.
O objetivo do Comitê de Candidatura do Rio é mostrar à comissão, formada por 13 analistas, a hospitalidade carioca, a adesão da população à candidatura e demonstrar a "excelência técnica, a consistência do projeto Rio 2016 e as garantias governamentais".
"Queremos que as pessoas se vistam de verde e amarelo e saiam às ruas ou pendurem bandeiras do País na varanda e na janela dos seus apartamentos e no muro das casas", disse Saint Clair Milesi, diretor de atendimento da Rio 2016.
A comissão inspecionará a cidade e as instalações esportivas em um só dia, e dispensou o uso de escolta. O motivo principal: quer ver de perto como funciona o trânsito. A eficácia de tal observação, no entanto, poderá estar comprometida, pois vai ocorrer justamente no feriado de 1º de maio, no qual o movimento de carros é bem menor do que o de costume.
Nesse dia, a comitiva percorrerá o Parque Maria Lenk, o Estádio João Havelange, o Maracanã, o Complexo de Deodoro e seguirá de metrô da Glória a Copacabana, bairros da zona sul.Em Chicago, a inspeção foi feita num domingo, e no Japão, num sábado. Madri, a outra concorrente, só receberá a equipe do COI entre os dias 4 e 9 de maio.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, ficará no Rio durante a visita. Padrinho da candidatura carioca - o governo federal liberou R$ 85 milhões para a campanha -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado no jantar oficial de recepção ao COI. O anúncio da cidade vencedora está previsto para ocorrer em 2 de outubro.
APOIO
Desde dezembro funciona no centro do Rio uma representação da Fundação Atlanta-Rio, criada por iniciativa do governo da cidade norte-americana que foi sede da Olimpíada de 1996. A organização reúne gestores públicos e privados, gerencia eventos e cursos e prepara ações de intercâmbio entre as duas cidades. De acordo com o vice-presidente da fundação, o sociólogo carioca Marco Fonseca, a prefeitura de Atlanta já manifestou simpatia pela candidatura do Rio à Olimpíada de 2016.
Siga o @estadao no Twitter
Notícias ESPN
- /carioca
-
/espanhol
Ex-técnico da Espanha na Copa de 1994 assume o comando do Sporting Gijón
-
/italiano
VÍDEO: Roma cai para o Siena, estaciona em sexto e perde chance de ultrapassar a Inter
-
/fluminense
Nas redes sociais, presidente do Fluminense critica Estadual e pede profissionalização dos árbitros
-
/catarinense
Lopes, ex-Palmeiras, some por três dias e é dispensado do Metropolitano-SC
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 03 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 04 Presidente do PT critica privatizações ...
- 05 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 09 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Programação da TV
-
13/02 Agora
Rio de Janeiro x São Bernardo
Vôlei | Superliga Feminina
SporTV -
13/02 Agora
Tênis | Brasil Open
BandSports e SporTV 2 -
13/02 22h30
Washington Capitals x San Jose Sharks
Hóquei | NHL
ESPN Internacional
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados







