ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Justiça rejeita tornozeleira eletrônica para Paulo Vieira

No julgamento do habeas corpus, tribunal negou pedido do MPF e manteve liberdade provisória a ex-diretor da ANA, acusado de liderar esquema de venda de pareceres

09 de janeiro de 2013 | 2h 04
Fausto Macedo e Bruno Boghossian, de O Estado de S.Paulo

O Ministério Público Federal pediu tornozeleira eletrônica no ex-diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira - apontado na Operação Porto Seguro como integrante de organização criminosa que comprava pareceres técnicos -, mas o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) rejeitou a medida. No julgamento de mérito do habeas corpus, ontem à tarde, a corte confirmou a liminar concedida em 30 de novembro para manter Vieira em liberdade provisória.

Veja também:
link Ex-diretor promete divulgar dados bancários
link Diário de prisão detalha ligação entre Vieira e Rose

Paulo fora detido dia 23 daquele mês, sob acusação de tráfico de influência, corrupção ativa e formação de quadrilha. Em manifestação ao TRF3, a procuradora regional da República Luiza Cristina Frischeisen requereu aplicação de quatro medidas restritivas ao acusado em substituição à prisão preventiva, uma delas o monitoramento em tempo real.

"Paulo Vieira possui grande influência em diversos órgãos públicos, universidades e empresas privadas que possuem contratos com o governo federal", alertou a procuradora. "O monitoramento eletrônico possibilitará o acompanhamento das atividades e localização do paciente (Paulo), agora em liberdade, evitando que continue praticando infrações penais. A medida deve ser aplicada buscando auxiliar no cumprimento efetivo das outras medidas impostas, em especial da proibição de acesso ao edifício da ANA e do contato com as testemunhas arroladas pelo Ministério Público."

A procuradora ressaltou que o monitoramento eletrônico consiste no uso de dispositivo "não ostensivo, afixado ao corpo da pessoa, que indique, à distância, permanentemente, a localização geográfica do agente, permitindo o controle judicial de seus atos fora da prisão". Frischeisen pediu imposição de fiança ao ex-diretor, além de proibição de comparecer à sede da ANA e de procurar testemunhas de acusação.

No julgamento, o criminalista Pierpaolo Bottini manifestou-se pela desnecessidade das restrições - Bottini não advoga mais para Vieira, mas continuava representando o acusado no habeas corpus. Seus argumentos foram acolhidos por unanimidade. O TRF3 rejeitou a pretensão do Ministério Público. Participaram do julgamento os desembargadores Nelton dos Santos, relator, Antonio Carlos Cedenho e Peixoto Jr. Eles mantiveram as restrições impostas quando da liminar - proibição de sair do País sem autorização judicial, apresentação à Justiça a cada 15 dias e afastamentos das funções.

A corte também manteve em liberdade provisória os irmãos de Paulo - Rubens Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, e Marcelo, empresário. "Deu a lógica jurídica", disse o advogado Milton Fernando Talzi, que defende Marcelo.




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Para promotor, central de grampos cheira a polícia política

  • Para promotor, central de grampos cheira a polícia política
  • Ministério Público está sendo cooptado, afirma promotor
  • Segurança pública: Policial tem obrigação de prestar socorro

Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.