Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Cultura
Início do conteúdo

Marcia Xavier em busca da imagem perfeita

Artista escolhe três mostras em cartaz na cidade para comentar a relação da fotografia com as artes plásticas

28 de março de 2010 | 0h 00
Camila Molina - O Estado de S.Paulo

Na Estação Pinacoteca, em frente da série Jackie, a artista plástica Marcia Xavier observa o azul. "É ele que dá puro mistério", diz, numa referência ao uso que Andy Warhol faz da cor na série de serigrafias com reproduções de imagens de Jackie Kennedy. "O trabalho é lindo, fala da morte, mas Jackie também está rindo."

Jackie faz parte da mostra Andy Warhol - Mr. America. De 1964, é uma espécie de sucessão de "slides" de imagens da viúva de John F. Kennedy antes e depois do assassinato do presidente americano. "Com Warhol a fotografia se expande: sai do registro fotográfico mais banal, do jornal, e vira essa coisa com a cor. Ele faz uma edição das imagens mais acessíveis, de celebridades ou uma cena de racismo, cria sequências que as transformam em histórias", continua.

A fotografia está na gênese da produção de Marcia Xavier: seu pai, aviador, tinha por costume registrar vistas aéreas em fotografias e filmes super 8 e desde menina ela se viu tomada por essas imagens, que até hoje ecoam em seu trabalho. "Fotografia, para mim, não é apenas a do ato fotográfico", define.

Quando convidada pelo Estado a passear por exposições de fotografia em cartaz na cidade - ultimamente, a oferta é cada vez maior -, ela de cara sugeriu a visita à retrospectiva do artista pop americano na Estação Pinacoteca (Lg. General Osório, 66, até dia 23/5). Em seguida, interessada na relação entre fotografia e artes plásticas, esteve na mostra de outro americano, Gordon Matta-Clark, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Pq. do Ibirapuera, portão 3, até dia 4/4); e, por fim, conferiu as belas fotografias de Maureen Bisilliat na Galeria de Arte do Sesi (Av. Paulista, 1.313, até dia 4/7).

Em Warhol, Marcia vê apropriações "apaixonantes". "Ele fez tantas variações e seus ícones, como Marilyn Monroe, ficaram. Seu casamento entre imagem e cor foi sempre feliz."

Relações. "Já com Maureen acontece o embate direto com a fotografia. O formato e a densidade do preto e branco, emocionante, são uma marca registrada", diz Marcia sobre belos retratos da fotógrafa que, na exposição, estabelecem relação com a literatura de Guimarães Rosa, Jorge Amado e João Cabral de Mello Neto, entre outros.

"Na exposição da Maureen, as fotografias dos índios do Xingu, me fazem lembrar das obras de Pierre Verger na Bahia. É interessante que os dois, estrangeiros, têm um olhar próximo e contundente sobre assuntos tão nossos, como se fizessem parte daqueles lugares."

Já em Matta-Clark, a fotografia é a maneira de revisitar performances/ações conceituais do artista (entre as mais famosas, as de cortes em edifícios) realizadas nos anos 1970. "Acho genial o registro dos cortes redondos de um apartamento em Nova York. O registro de Matta-Clark às vezes se transforma ele mesmo em outra obra", conclui Marcia.


Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo