Miranda: 'Estou jogando no nível de ser titular da seleção'
Em grande fase na Espanha, ex-são-paulino ficou feliz com queda de Mano e tem convicção de que terá chance com Felipão
SÃO PAULO - Titular absoluto de um time que desbancou o Real Madrid da condição de segunda força do Campeonato Espanhol, o zagueiro Miranda começa 2013 com muita esperança de voltar à seleção brasileira e se manter no grupo de Luiz Felipe Scolari até a Copa do Mundo.
A boa fase do Atlético de Madrid (vice-líder da Liga Espanhola a nove pontos do Barcelona e sete à frente do Real Madrid, além de ser o atual campeão da Liga Europa e da Supercopa da Europa) faz Miranda ter a convicção de que seu trabalho será visto por Felipão.
"Estou jogando no nível de ser titular da seleção e sei que vou ter minha oportunidade", disse ao Estado por telefone o jogador de 28 anos.
Você acha que está no melhor momento da carreira?
MIRANDA - Sem dúvida, até melhor do que aquele que eu vivi no São Paulo. Estou feliz, fazendo uma grande temporada, recebendo elogios da imprensa, da diretoria... Prova disso é que eles estão negociando comigo uma renovação. Já tivemos duas reuniões, e o Atlético quer me dar mais dois anos de contrato, além do um ano e meio que ainda tenho para cumprir. As conversas estão adiantadas e faltam detalhes para acertarmos.
Em que você acredita que evoluiu na Espanha?
MIRANDA - Cresci bastante na parte tática e evoluí também individualmente. Hoje estou mais experiente, muito mais preparado, estou em um campeonato onde estão os melhores jogadores do mundo e isso faz você crescer ainda mais. Melhorei também depois da chegada do Simeone, que corrigiu alguns defeitos que eu ainda tinha. Hoje me encontro em um nível altíssimo.
Então está na hora de voltar à seleção?
MIRANDA - Pelo o que estou jogando, pelo nível que estou apresentando, acredito que tenho condição até de ser titular. Acho que minha oportunidade vai chegar, e quando isso acontecer vou tratar de fazer o melhor possível.
Você não teve chance com o Mano Menezes. Ficou feliz com a saída dele?
MIRANDA - Sim, gostei da mudança. O Felipão tem mais bagagem, mais condições de fazer um bom trabalho na seleção e buscar o título mundial. É um treinador que todos respeitam. Sei que ele está observando todo mundo, e mais cedo ou mais tarde vou ter a minha oportunidade.
O Mano conversou alguma vez com você?
MIRANDA - Não tive contato nenhum com ele. Desde que o Mano assumiu, eu não tinha mais esperança de retornar à seleção. Apesar de estar fazendo um grande trabalho aqui e de a imprensa estar cobrando uma convocação, eu sabia que o Mano não estava me observando. Eu ficava chateado, porque sabia que tinha condições de estar ajudando, mas também ficava de consciência tranquila por estar dando o meu melhor aqui.
Quase dois anos depois, você já digeriu sua ausência na Copa do Mundo de 2010?
MIRANDA - Já deu para entender. Naquele momento eu tinha caído de rendimento. Respeito todo mundo que foi, são todos jogadores de alto nível, mas sei que a minha Copa mesmo é a próxima. Sei que terei condições de atuar com grande performance.
A Espanha é a seleção a ser batida neste momento?
MIRANDA - A seleção espanhola hoje está em um nível melhor, muito acima do Brasil, mas a seleção brasileira é sempre a seleção brasileira. Quando alguém cruza o caminho do Brasil tem o respeito pela camisa, pela tradição, pela qualidade... Claro que o Brasil perdeu um pouco o seu estilo de jogo, ficou dois anos sem ganhar quase nada, enfrentando dificuldades nos amistosos e isso fez a seleção perder um pouco da credibilidade. Mas os espanhóis respeitam muito, porque eles sabem que logo a seleção brasileira vai voltar a apresentar um grande futebol.
Muita gente diz que o Neymar precisa jogar na Europa para evoluir como jogador. Você defende isso também?
MIRANDA - O Neymar é um grande jogador, tem muita personalidade, respeito a decisão que ele tomou de permanecer no Brasil. Para o futebol brasileiro é uma boa, o nível hoje também é muito bom. Mas para se tornar algo maior, ele tem de atuar na Europa. Pode ser depois da Copa. Mas ele precisa vir jogar aqui. Os melhores estão aqui. É muito importante ele estar entre os melhores para o futebol dele evoluir ainda mais.
Dá para desbancar o Barcelona no Campeonato Espanhol?
MIRANDA - É difícil. O Barcelona é uma grande equipe, com muitos talentos juntos. Mas vamos tentar até o fim. Estamos nove pontos atrás e vamos ter o confronto direto (em Madri, na 35ª rodada). Sabemos que estamos enfrentando uma superpotência, que é favorita em tudo o que disputa, mas enquanto houver chance vamos lutar.
O Atlético está em alta e o Real com problemas. Como está o clima em Madri?
MIRANDA - O Real está atravessando uma pequena crise. É uma equipe grande, que precisa estar sempre entre os primeiros e é inaceitável para eles estarem atrás da gente. Ganhamos um título recentemente (Supercopa da Europa, em agosto do ano passado, ao derrotar o Chelsea), o momento é muito bom e o nosso objetivo é conseguir pelo menos uma vaga na Copa dos Campeões. Por isso, é ótimo estar em segundo lugar no Campeonato Espanhol.
Qual o segredo do Atlético de Madrid?
MIRANDA - O nosso elenco é forte e conseguimos manter o mesmo grupo da temporada passada. Saíram poucos jogadores. Isso é o principal. Os jogadores já se conhecem e temos um treinador muito bom.
Aliás, o Diego Simeone está sendo bastante elogiado. É merecido?
MIRANDA - Na parte tática, ele estuda bem os adversários, consegue anular praticamente todos os pontos fortes e tirar proveito das dificuldades que eles apresentam. É um estudioso. No início de cada semana, logo depois do jogo, já estuda o adversário, faz os treinamentos direcionados para quem vamos enfrentar. Como foi jogador, ele te entende, sabe do que você precisa e consegue tirar o melhor de cada um. Ele respeita muito os jogadores, trata todos da mesma maneira. Ele procura ser o mais leal possível.
O Simeone nunca foi de jogar bonito como jogador, mas o Atlético está conseguindo ser competitivo e ainda jogar bonito...
MIRANDA - Isso deve-se à qualidade do elenco. Temos grandes jogadores no ataque, uma equipe que troca bem a bola. Isso faz como que o nosso time, além de vencer, possa desfrutar um pouco da partida, dar um pouco de espetáculo. Hoje está dando gosto de ver a nossa equipe jogar.
O que dá para falar do Falcão Garcia?
MIRANDA - É um dos três melhores jogadores do mundo na atualidade ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo. Ele dificilmente perde um gol, dentro da área ele tem uma precisão incrível. É um jogador que se dedica bastante nos treinos. Apesar de saber todo o potencial que tem, ele está procurando sempre se aprimorar, trabalhando sério. A resposta vem sempre dentro de campo.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Programação da TV
-
25/05 Agora
ABC x Paraná
Futebol | Série B
Pay-per-view -
25/05 Agora
Corinthians x Botafogo
Futebol | Brasileirão
Pay-per-view -
25/05 Agora
Guaratinguetá x América-MG
Futebol | Série B
Pay-per-view -
25/05 Agora
Flamengo x São José
Basquete | NBB
SporTV -
25/05 Agora
São José x Corinthians
Futsal | Liga Futsal
SporTV 3
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2013
- Todos os direitos reservados









