Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias >
Início do conteúdo

Noruega reduzirá emissões em 40%

Meta é a maior já anunciada para conter mudanças climáticas

09 de outubro de 2009 | 0h 00
Afra Balazina, BANGCOC (TAILÂNDIA) - O Estadao de S.Paulo

A Noruega anunciou ontem em Bangcoc, na Tailândia, a meta mais ambiciosa de corte de emissões de gases que provocam o aquecimento global entre os países desenvolvidos. O governo norueguês disse que reduzirá até 2020 suas emissões de gases-estufa em 40%, em relação ao nível de 1990.

Aplaudido pela plateia, o anúncio da Noruega foi o acontecimento mais animador do encontro em Bangcoc, que é uma preparação para a conferência do clima de Copenhague, na Dinamarca, em dezembro.

As negociações têm avançado lentamente porque as nações mais ricas evitam falar em metas e na quantidade de recursos que poderá ser usada para financiar o corte de emissões nos países em desenvolvimento para que eles também se adaptem às mudanças climáticas.

Os cientistas do painel do clima da Organização das Nações Unidas (IPCC) recomendam que o corte das emissões seja de 25% a 40% até 2020 e de 80% até 2050. Antes do anúncio da Noruega, os objetivos mencionados pelos industrializados ficavam entre 11% e 18% - muito abaixo do que os especialistas consideram necessário.

Na opinião do negociador-chefe do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, a meta da Noruega traz um alento para as negociações e deve realmente ser aplaudida. Para Kim Carstensen, da ONG World Wide Foundation (WWF), o anúncio "mostra que são os governos que precisam dar o sinal verde político para a construção de um acordo em Copenhague".

Não foi mencionado ainda quanto da meta norueguesa será atingida com esforços domésticos e quanto virá por meio do mercado de créditos de carbono, que os países desenvolvidos podem comprar das nações em desenvolvimento para compensar suas emissões.

Para a WWF, a Noruega deve ser o exemplo que o mundo precisa de como um país cuja economia depende do petróleo pode mudar para um padrão de desenvolvimento sustentável de baixa emissão de carbono.

Apesar de faltarem 58 dias para a conferência do clima de Copenhague, as delegações têm apenas mais 6 para negociar - contando com hoje, em Bangcoc, e outros 5 dias em Barcelona, na Espanha. Para o secretário-geral da Convenção do Clima da ONU, Yvo de Boer, os políticos precisam demonstrar ambição para selar o compromisso. Ele comparou o andamento do processo ao funcionamento de uma fábrica. Até agora, conseguiu-se erguer o prédio, mas ainda falta a eletricidade para que as operações sejam iniciadas.

EXPECTATIVA

O Brasil demonstrou ontem preocupação com o texto da negociação da Redução de Emissões para o Desmatamento e a Degradação (REDD). A avaliação é que o documento pode beneficiar desmatadores de florestas nativas. O documento ainda será negociado na reunião em Barcelona, em novembro.

A repórter viajou a convite da Convenção do Clima da ONU

NUMEROS

18% é o valor máximo de redução de gases-estufa que havia sido anunciado por

nações industrializadas antes da divulgação da Noruega

80% é o porcentual

de redução indicado pela

ONU até 2050 para que as

mudanças climáticas ao redor do mundo sejam contidas


Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão




Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo