Pelo menos 30 carros estão sendo criados no Brasil atualmente
Cenário
A indústria automobilística brasileira tem ampliado sua independência em relação às matrizes no desenvolvimento de novos carros. Além das quatro montadoras mais antigas (Fiat, Ford, GM e Volkswagen), as fábricas instaladas na última década, até pouco tempo chamadas de "newcomers", também apresentam modelos criados localmente. Antes, todos os automóveis fabricados no País eram cópias adaptadas para o mercado nacional.
Pelo menos 30 carros inéditos estão sendo desenvolvidos atualmente nos centros tecnológicos das montadoras brasileiras. Detalhes sobre os projetos são mantidos em segredo. São veículos que chegarão às ruas nos próximos cinco anos. Um deles já está saindo do forno: a picape derivada do Agile - outra criação nacional da GM - será lançada nas próximas semanas.
A GM está ampliando seu centro de desenvolvimento da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, para dar conta dos projetos envolvendo uma nova família de veículos, por enquanto chamada de Ônix, e da complementação da família Viva, cujo primeiro membro é o hatchback Agile, lançado há quase um ano. A montadora tem oito novos carros previstos para produção local até 2012, embora nem todos sejam criação própria.
Entre as novatas, a Renault, que há dois anos inaugurou um centro de design em São Paulo, ainda não tem um carro que pode chamar de brasileiro, mas trabalhou em conjunto com a matriz no desenvolvimento do hatch Sandero, apresentado pelo grupo como carro mundial.
Luiz Carlos Mello, presidente do Centro de Estudos Automotivos (CEA), afirma que não existe um automóvel "exclusivamente desenvolvido no Brasil, desde a concepção até a etapa final". Segundo ele, como as montadoras locais são todas subsidiárias, "sempre há uma participação da inteligência externa".
O consultor, que já presidiu a Ford do Brasil, confirma, porém, que a participação das subsidiárias no desenvolvimento de novos projetos tem sido cada vez maior, inclusive de modelos considerados globais, que serão comercializados em outros países.
Um deles é o novo EcoSport que a Ford prepara no centro de desenvolvimento em Camaçari (BA). A nova versão substituirá a atual, que foi criada por engenheiros brasileiros com a participação de profissionais dos Estados Unidos. Em abril, quando esteve no País, o presidente mundial da companhia, Alan Mulally, informou que a filial trabalha em outro projeto mundial. "O Brasil de fato será um dos nossos centros de desenvolvimento de produtos globais", disse Mulally.
A subsidiária brasileira da GM também abriga um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento e seu foco são as picapes de médio porte. A Fiat local, que teve importante participação na criação do Palio, junto com técnicos da Itália, lançou recentemente o Novo Uno, considerado internamente o primeiro carro 100% brasileiro. A Volkswagen é a marca que afirma ter o maior número de carros nacionais. A lista começa em 1975, com a Brasília, passa por várias gerações do Gol até chegar no Voyage lançado no ano passado. Parte dos projetos, entretanto, foi desenvolvida em bases já existentes, como o Novo Gol, que usa a plataforma do Polo, criação europeia.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 07:27 Parlamentares gregos aprovam projeto ...
- 07:00 Garuda planeja comprar 18 aeronaves ...
- 21:27 Parlamento grego aprova cortes em meio ...
- 21:03 Parlamento grego aprova pacote de austeridade
- 20:38 Mantega questiona fundos sobre leilão ...
- 20:31 Obama envia novo pacote econômico ...
- 20:24 Grécia vive confronto antes de votação
- 18:43 Físico prevê nova onda do capitalismo ...
- 14:58 Na Grécia, policiais e manifestantes ...
- 13:05 Aéreas buscam acordo junto à ONU para ...









