Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias >
Início do conteúdo

Piora desempenho em matemática

Na Prova São Paulo 2009, mais da metade dos alunos da rede municipal tem desempenho insatisfatório

05 de fevereiro de 2010 | 0h 00
LUCIANA ALVAREZ, luciana.alvarez@grupoestado.com.br - O Estadao de S.Paulo

Mais de 75% dos alunos de todas as séries da rede municipal da capital tiveram desempenho abaixo do satisfatório em matemática, segundo dados da Prova São Paulo 2009, avaliação anual da prefeitura. Em língua portuguesa, os resultados foram melhores, mas em nenhuma série o número de estudantes com conhecimento satisfatório da disciplina chegou a 50%.

Na comparação com os resultados de 2008, a média dos alunos apresentou ligeira melhora em português, mas o desempenho em matemática chegou a piorar nas 4ª, 6ª, 7ª e 8ª séries.

Os estudantes dos anos mais avançados tiveram as piores notas. Na 8ª série, por exemplo, apenas 8,7% alcançaram níveis satisfatórios em matemática e 17% em português.

Para o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, a piora em matemática de um ano para outro em algumas séries não é significativa. "O importante é que município estava abaixo da média nacional em 2005 e hoje está na média", afirmou. "Embora a situação não seja confortável, a gente avançou na área."

Como medida para melhorar o aprendizado, a secretaria promete este ano distribuir para alunos e professores, como complemento ao material didático atual, novos cadernos de apoio, com exercícios sobre as duas disciplinas avaliadas.

A prefeitura também pretende passar a dar formação direta aos professores de todas as áreas. Até o ano passado, os cursos de formação eram direcionados apenas aos coordenadores pedagógicos, que ficaram encarregados de treinar os demais professores.