Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > São Paulo
Início do conteúdo

Prefeitura recomenda vetar táxi em corredor

Estudo feito pela administração municipal e entregue ao MPE mostra que a velocidade dos ônibus poderia chegar a 36 km/h nas pistas exclusivas

12 de dezembro de 2013 | 2h 01
CAIO DO VALLE - O Estado de S.Paulo

Um estudo feito pela Prefeitura para analisar o impacto dos táxis nos corredores de ônibus de São Paulo sugere que só os coletivos poderiam usar essas vias. A recomendação é para que se proíba a circulação dos taxistas com passageiros e também de outros veículos à noite e nos fins de semana - permissões que vigoram atualmente.

A gestão Fernando Haddad (PT) encaminhou ontem o documento ao promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes. Foi ele quem solicitou à Secretaria Municipal dos Transportes a elaboração desse levantamento. A intenção é medir quanto os táxis interferem no desempenho do transporte público nos nove corredores da capital paulista. Depois de analisar o material, o promotor poderá recomendar mudanças no uso dos corredores à pasta.

Os resultados mostram que os usuários de táxi somam menos de 1% do total de pessoas que utilizam os corredores. "Como resultado, os passageiros de táxi impactam negativamente 99% dos usuários do transporte público coletivo que trafegam nos corredores", diz o estudo.

Além disso, em alguns corredores, a velocidade dos ônibus é muito baixa, atingindo 6 km/h em determinados horários, o que equivale a uma pessoa a pé.

Em algumas avenidas, como a Ibirapuera, a Rebouças e a João Dias, tanto no pico da manhã quanto no da tarde, o levantamento mostra que, a cada quatro táxis que circulam na via, três usam as faixas de ônibus, "o que demonstra que tais locais servem como verdadeiros corredores de táxis".

São Paulo tem hoje 119,3 km de corredores de ônibus. Eles ficam à esquerda nas avenidas. As recentes faixas exclusivas, por sua vez, onde os táxis não podem circular, ficam à direita e são mais sujeitas a influências negativas do trânsito.

Velocidade. O promotor Ribeiro Lopes se encontrará na próxima terça-feira com o secretário dos Transportes de Haddad, Jilmar Tatto, para discutir a questão dos táxis nos corredores. "O estudo é completo e a conclusão mostra que, nas faixas exclusivas, onde não rodam táxis, a velocidade dos ônibus é 25% maior." Segundo ele, simuladores de desempenho mostram que, sem os táxis, a velocidade média nos corredores pode chegar a até 36 km/h.

Haddad disse ontem que ainda não tomou nenhuma decisão sobre a proibição. O estudo recomenda também a reanálise das linhas da EMTU, do governo do Estado, que utilizam os corredores municipais. / COLABORARAM ADRIANA FERRAZ e BRUNO RIBEIRO




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

Protesto pede autonomia para o IBGE

  • Protesto pede autonomia para o IBGE
  • Devo ou não contratar a garantia estendida?
  • Todas as informações sobre o produto têm de ser claras



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo