Ativistas de Osaka pedem plebiscito sobre energia nuclear
Um grupo de ativistas japoneses enviou uma petição à administração da cidade de Osaka, nesta terça-feira, buscando um plebiscito para eliminar a energia atômica, uma medida que tem por objetivo alavancar a campanha que parece ganhar força um ano após o desastre de Fukushima.
A pior crise nuclear mundial em 25 anos, após um terremoto e um tsunami destruírem a usina de Fukushima, levou ao crescimento dos movimentos anti-nucleares no Japão, os quais eram vistos anteriormente como reivindicações de ativistas com tendências de esquerda.
Consultas populares são raras no Japão - foram realizadas três sobre energia nuclear e alguns sobre outros assuntos - e não existe uma lei sobre um referendo nacional. Mas os defensores do plebiscito nas cidades de Osaka, Tóquio, bem como a prefeitura de Shizuoka, estão se baseando em regras que o autorizam se as assembleias locais permitirem.
Osaka, centro da segunda maior região metropolitana do Japão, com 2.7 milhões de habitantes, recebe eletricidade da Kansai Electric, a segunda maior empresa de utilidades. com três fábricas que operam 11 reatores perto da cidade.
Se houver um plebiscito, residentes irão decidir se querem eliminar a energia nuclear produzida por usinas operadas pela Kansai.
"Decidir sobre um assunto tão importante deve ficar nas mãos dos eleitores" disse o organizador do grupo, Hajime Imai.
O papel da energia nuclear está agora sendo discutido pelo governo central, que abandonou uma meta estabelecida antes de Fukushima de aumentar a participação da energia atômica na demanda de eletricidade para 50 por cento até 2030, de 30 por cento antes do acidente.
Os ativistas enviaram para a prefeitura da cidade de Osaka 55.430 assinaturas de habitantes locais, ou 2,1 por cento da população, porcentual que está acima da taxa de 2 por cento exigida pela regulamentação legal.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








