Berlusconi não descarta voltar ao governo da Itália
Ex-premiê diz que gestão de Mario Monti não tem dado frutos para resolver problemas do país
ROMA - O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi afirmou nesta sexta-feira, 20, que não descarta ser chamado de volta para integrar o governo do país, depois que, segundo ele, o "tratamento" para os problemas esperado do Executivo de Mario Monti não tenha dado "nenhum fruto".

Ao término de uma nova audiência do caso Mills no Tribunal de Milão, no qual é julgado por suposta corrupção em ato judicial, Berlusconi afirmou que ele continua "a serviço do país".
"Decidimos dar passagem a um governo tecnocrata já que havia um ataque obsessivo ao nosso governo, e em particular, ao seu presidente, a quem se jogava toda a culpa do aumento do prêmio de risco e da crise das bolsas", comentou o ex-primeiro-ministro, em declarações à televisão.
Berlusconi afirmou que se por enquanto não existe uma "solução alternativa" à gestão de Monti - que chegou ao poder em meados de novembro após sua renúncia -, a Itália terá que seguir adiante dessa forma, dado que a verdadeira solução aos problemas não está dentro do país.
O ex-primeiro-ministro da Itália acredita que o principal é convencer a Alemanha para que haja um Banco Central Europeu (BCE) "capaz de defender o euro" e que seja possível chegar também a criar os chamados eurobonos.
"Nos encontramos perante uma situação muito difícil, que não depende da Itália. Eu tinha feito há tempos um diagnóstico claro da situação. É o euro que se encontra em uma situação anômala, porque não tem um Governo detrás e um Banco Central que garanta a moeda como faz o Federal Reserve americano", disse Berlusconi. "É a Europa que está em crise. A China em quatro anos consegue pôr no terreno uma força de trabalho equivalente às quatro grandes potências econômicas europeias", acrescentou.
Sobre o caso Mills, que julga um suposto pagamento por parte de Berlusconi a um advogado em troca que ele mentisse a seu favor em dois julgamentos, o ex-primeiro-ministro disse que qualquer eventual sentença "não terá efeito".
O suposto delito de Berlusconi no caso Mills, que realizará sua próxima audiência dia 25 de janeiro, pode prescrever em 14 de fevereiro se a sentença não sair antes, por isso que compactaram as últimas audiências e espera-se que no dia 11 de fevereiro os juízes possam se pronunciar.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








