Chineses anunciam perda de peça radioativa em fábrica
Autoridades na China ordenaram uma inspeção minuciosa com a intenção de buscar um perigoso componente radioativo perdido, informou hoje a imprensa estatal. O objeto perdido é uma escala que contém césio 137, usada para medições de precisão. A perda foi notada na segunda-feira, quando trabalhadores começaram a desmontar uma fábrica de cimento em que o componente era usado na cidade de Tongchuan, no noroeste da China, na província de Shaanxi, segundo a agência estatal Nova China.
Uma bola de chumbo com césio 137 era um importante componente dessa escala, segundo a agência. O despacho não informava quanto de césio estaria perdido, mas advertia que uma pequena quantidade da substância pode causar problemas no sistema nervoso humano e até a morte. O material também pode explodir, em contato com a água. Em outra matéria, divulgada mais tarde, a Nova China informou que funcionários do setor ambiental encontraram radioatividade de césio 137 no condado de Fuping, na mesma província. Porém não ficou claro se era o material desaparecido.
Goiânia
No Brasil, houve no passado um importante acidente com o césio 137, em Goiânia. Um objeto abandonado com a substância foi encontrado em um ferro-velho e várias pessoas entraram em contato com ele, em 1987. Centenas delas adoeceram depois disso. Quatro pessoas morreram inicialmente e, depois de algum tempo, 60 foram vitimadas pela contaminação. As informações são da Dow Jones.
Notícias relacionadas:
- Cachorro sem dono corre 1,7 mil quilômetros ao lado de ciclistas
- Lucros de indústrias da China caem 1,6% de janeiro a abril
- Radia??o em submarino russo incendiado eapos;n?o ? amea?aeapos;
- Usina japonesa vaza 45 toneladas de água radioativa
- Câmara dos Deputados vai discutir construção de depósito de lixo radioativo
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








