Cronologia dos conflitos na Geórgia
Veja evolução dos choques entre Moscou e Tbilisi por conta das províncias separatistas georgianas pró-Moscou
Veja a cronologia dos conflitos entre a Rússia e a Geórgia, desde que Tbilisi enviou seu Exército para retomar o controle da Ossétia do Sul, uma região nominalmente parte da Geórgia, mas que, na realidade, é independente e onde há um grande número de habitantes com passaporte russo. A Rússia enviou tropas à Ossétia do Sul e à
Abkházia, uma outra província separatista georgiana. Cidades na Geórgia fora das duas regiões também foram bombardeadas.
Quinta-feira (7): Forças da Geórgia atacam rebeldes separatistas da Ossétia do Sul para tentar retomar o controle do território.
Sexta-feira (8): Rússia envia soldados e tanques à província para tentar expulsar as tropas da Geórgia. Moscou começa a bombardear alvos no país.
Sábado (9): Parlamento da Geórgia aprova decreto presidencial declarando o país em "estado de guerra". Rússia intensifica os bombardeios na região.
Domingo (10): Geórgia pede cessar-fogo, anuncia retirada da Ossétia do Sul e reconhece que os russos controlam a capital da província, Tskhinvali. Rússia mantém as hostilidades, afirmando que Tbilisi não cumpre a promessa de cessar-fogo.
Segunda (11): Geórgia fracassa em nova tentativa de cessar-fogo. País acusa Rússia de lançar ofensiva terrestre contra as cidades de Senaki, Zugdidi, Poti e a estratégica Gori. Rússia mantém ataques aéreos
Terça (12): Presidente russo suspende hostilidade e aceita proposta de cessar-fogo, da França, aprovada pela Geórgia.
Quarta (13): Rússia rompe o novo cessar-fogo e os EUA saem em defesa de Tbilisi. O presidente George W. Bush anuncia que enviará ajuda humanitária por meio de aviões e navios militares à Geórgia e exige que os russos suspendam suas operações militares no país.
Quinta (14): EUA começa a enviar ajuda humanitária para a Geórgia. Washington anunciou a viagem da secretária de Estado, Condoleezza Rice, a Tbilisi. Moscou declarou que apoiaria a independência das regiões separatistas da Geórgia. O secretário de Defesa, Robert Gates, afirmou que a ofensiva russa pode comprometer as relações entre Moscou e Washington.
Sexta (15): Rice chega à Geórgia e oferece um novo plano de cessar-fogo, aceito por Tbilisi. A secretária de Estado americana e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disseram ter garantias de que Moscou também assinaria a trégua. Apesar disso, as forças russas avançaram e chegaram a ficar a 45 quilômetros da capital georgiana, na maior incursão no território da Geórgia desde o início do conflito.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 06 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 07 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 08 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Em 2004, ministra admitiu ter feito ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados








