Doente, Fujimori pede perdão a presidente peruano
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, preso por crimes de corrupção e violação aos direitos humanos, está muito doente e pedirá o perdão do presidente Ollanta Humala, disseram familiares e seu advogado na quinta-feira.
O chamado perdão humanitário, que só pode ser concedido após uma série de avaliações médicas e jurídicas, permitiria a Humala obter o apoio parlamentar do partido direitista ao qual Fujimori pertence, o que finalmente lhe garantiria a maioria no Congresso.
Mas a decisão pode irritar muitos peruanos esquerdistas, que passaram anos lutando para destituir e punir Fujimori, e que se lembram de Humala como o jovem oficial do Exército que se ergueu contra o presidente exigindo sua renúncia.
Fujimori foi presidente de 1990 a 2000, quando fugiu para o Japão em meio a diversos escândalos. Extraditado em 2007 do Chile para o Peru, foi condenado a 25 anos de prisão.
Aos 73 anos, o ex-presidente tem células cancerosas na boca e está deprimido, segundo a família e o advogado dele. Críticos dizem que há presos muito mais doentes que não recebem o perdão.
"Antes lutávamos pela sua inocência. Mas no seu atual estado de saúde estamos lutando acima de tudo por sua vida", disse Cesar Nakazaki, advogado de Fujimori, à Reuters.
A filha do ex-presidente, Keiko Fujimori, foi derrotada por Humala no segundo turno da eleição presidencial do ano, após uma campanha marcada por duras trocas de acusações. Neste mês, no entanto, ela cumprimentou o presidente centro-esquerdista por substituir seu primeiro-ministro Óscar Valdés, que havia sido instrutor dele no Exército.
(Reportagem de Marco Aquino e Terry Wade)
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








