Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Internacional
Início do conteúdo

EUA e Cuba retomam diálogo sobre migração na terça-feira

13 de julho de 2009 | 22h 18
REUTERS

Os Estados Unidos e Cuba planejam voltar a conversar nesta terça-feira sobre a migração cubana para o território norte-americano, disse uma autoridade de Washington. O diálogo é parte do esforço do presidente Barack Obama para se aproximar da ilha.

"A conversa ocorrerá amanhã em Nova York", afirmou a autoridade, sob anonimato, pois o governo norte-americano tem ainda que anunciar as discussões formalmente.

As conversas, feitas pela última vez em 2003 e suspensas por Washington no ano seguinte, dizem respeito a um acordo dos anos 1990, firmado para prevenir um êxodo cubano para os Estados Unidos como o de 1980.

Os Estados Unidos propôs em maio a retomada desse diálogo. A iniciativa gerou reações diversas da comunidade cubana no país. Alguns viram como uma concessão ao regime comunista, e outros encararam como um passo para melhorar as relações entre os dois países.


Tópicos: EUA, CUBA, MIGRACAO*