Família do ex-presidente do Irã é presa pela polícia
Filha mais velha de Rafsanjani havia incentivado apoiadores do candidato oposicionista Mousavi
A filha mais velha do ex-presidente do Irã Hashemi Rafsanjani, um dos homens mais poderosos do país, e outros quatro membros de sua família foram presos na noite de sábado, 20.
.jpg)
Na última passada, a tevê estatal mostrou imagens de Hashemi, 46, falando para centenas de apoiadores do candidato reformista da oposição Mir Hossein Mousavi. Após sua aparição, estudantes alinhados ao regime do presidente reeleito Mahmud Ahmadinejad ser reuniram e acusaram Hasemi de traição.
Veja também:
Irã expulsa jornalista da BBC por dar 'informações falsas'
Presidente de Israel diz torcer por queda de Ahmadinejad
Fotos: Protestos contra eleição iraniana pelo mundo
Podcast: Enviado do "Estado" no Irã comenta dificuldades da imprensa
Podcast: Possibilidade de fraude na eleição é grande, diz especialista
Veja como acompanhar a crise política iraniana na web
Conheça os números do poderio militar do Irã
Altos e baixos da relação entre Irã e EUA
Especial: Conflito eleitoral divide o Irã
Especial: O histórico de tensões e conflitos do Irã
Especial: As armas e ambições das potências
Tudo o que foi publicado sobre a crise eleitoral no Irã
Rafsanjani, de 75 anos, não esconde o seu desgosto com Ahmadinejad, que acusa o ex-presidente e sua família de corrupção. Rafsanjani chefia hoje dois grupos muito poderosos. O mais importante é a Assembleia de Especialistas, formada por clérigos seniores que podem eleger ou afastar o líder supremo. O segundo é o Conselho de Diligência, um órgão que arbitra disputas entre o parlamento e o Conselho de Guardiões e pode bloquear o legislativo.
A prisão de sua filha veio em um momento inusitado. Na sexta-feira, 19, o líder supremo aiatolá Ali Khamenei elogiou Rafsanjani como um dos arquitetos da revolução islâmica e uma figura política importante por muitos anos. Khamenei acrescentou, porém, que os dois tinham "muitas diferenças de opinião".
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








