Fatah acusa Hamas de atuar em Gaza como Israel em território palestino
Hamas também \"bateu e disparou\" na sexta-feira contra os partidários do Fatah que protestavam em Gaza
O movimento nacionalista Fatah equiparou neste domingo, 2, a atuação do Hamas em Gaza com a de Israel nos territórios palestinos, e advertiu que continuará promovendo protestos na faixa até derrubar o movimento islamita.
"O que o Hamas está fazendo em Gaza não difere do que Israel faz em Gaza e na Cisjordânia", assegurou um porta-voz do Fatah, Ahmad Abdel Rahman, em declarações à agência palestina "Ma'an".
Assim como Israel "bate e dispara" contra manifestantes que a cada sexta-feira se reúnem no povoado cisjordaniano de Bilin contra o muro de separação, a Força Executiva do Hamas também "bateu e disparou" na sexta-feira contra os partidários do Fatah que protestavam em Gaza, comparou o porta-voz.
Rahman fazia referência às manifestações de milhares de partidários do Fatah que acabaram em enfrentamentos com membros do Hamas - com o saldo de 20 feridos - e que, segundo sua opinião, marcam o início do fim da "revolução do Hamas".
O movimento islamita, que venceu por maioria absoluta as eleições legislativas de janeiro de 2006, tomou a Faixa de Gaza em junho após seis dias de enfrentamentos com partidários do Fatah, com o qual compartilhava o governo há três meses.
Os protestos da sexta-feira, acrescentou Rahman, são uma mensagem ao Hamas para que ponha fim a sua "sangrenta revolução que destruiu o projeto nacional e beneficiou Israel".
Além disso, "mostram ao mundo inteiro que o povo palestino se opõe à revolução e às práticas desumanas do Hamas".
Outro porta-voz do Fatah, Fahmi Al-Zaarir, advertiu que seu movimento "seguirá se manifestando em Gaza até que o Hamas caia".
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 06 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 07 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 08 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Em 2004, ministra admitiu ter feito ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados








