General dos EUA diz não ter provas de elo entre Venezuela e ETA-FARC
Douglas Fraser afirmou que suposto vínculo não o preocupa, mas continuará investigações sobre ligação
O general que lidera o Comando Sul dos Estados Unidos, Douglas Fraser, garantiu nesta quinta-feira, 11, que não tem provas suficientes do suposto vínculo entre o governo da Venezuela e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o grupo basco ETA.
Veja também:
Relação entre o ETA e as FARC não surpreende, dizem EUA
"Não vimos conexões especificamente, que eu possa verificar, de que tenha havido uma conexão direta entre o governo e os grupos terroristas", disse Frases em uma conferência no Comitê das Forças Armadas do Senado.
"É algo que não nos preocupa", acrescentou o general, que, apesar de declarar-se "cético", garantiu que continuará examinando qualquer possível conexão.
Fraser respondeu a uma pergunta do senador republicano John McCain sobre as denúncias "de um alto tribunal na Espanha de que o governo venezuelano facilitou os contatos entre as FARC e o ETA para planejar o assassinato de funcionários colombianos em visita à Espanha, inclusive o presidente (Álvaro) Uribe".
As declarações do general contradizem afirmações do secretário de Estado adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela, que havia assegurado a existência de indícios de cooperação da Venezuela com as FARC.
Fraser objetou que os indícios que apontam uma colaboração "são antigos" e disse não poder afirmar se eles continuam ou não.
Em várias ocasiões funcionários do governo dos EUA denunciaram uma conivência entre o governo da Venezuela e as FARC, o que foi rechaçado energicamente pelas autoridades de Caracas.
Na Espanha, o juiz Eloy Velasco emitiu um auto na semana passada no qual denuncia indícios sobre supostos vínculos da Venezuela com o ETA e as FARC.
O presidente Hugo Chávez negou estas acusações quando o governo espanhol o pediu explicações sobre o assunto.
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








