Hillary Clinton diz que sua crítica à eleição russa foi bem fundamentada
Secretária de Estado americana disse durante a semana que pleito não foi justo e nem transparente
BRUXELAS - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta quinta-feira, 8, ter expressado preocupações "bem fundamentadas" no início da semana sobre os procedimentos nas eleições parlamentares da Rússia.
Veja também:
Monitores afirmam que Rússia Unida obteve 30% dos votos
Putin acusa EUA de estimular protestos contra eleições
Em declarações em uma coletiva de imprensa na sede da Otan, em Bruxelas, Hillary afirmou que os desentendimentos entre a Rússia e os Estados Unidos sobre os planos da Organização do Tratado do Atântico Norte (Otan) no Ocidente, de instalação de um sistema de defesa antimísseis na Europa, não justificam que a Rússia adote medidas de contenção.
Ela fez a afirmação depois que o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou os EUA de terem fomentado manifestações de protesto na Rússia relativas à eleição de domingo, ao terem manifestado preocupação com a lisura do processo eleitoral. Putin disse que centenas de milhões de dólares vindos do exterior foram usados para influenciar a eleição.
Durante a semana, Hillary criticou diversas vezes o processo eleitoral russo, afirmando que faltou transparência e que o pleito não foi justo. O partido Rússia Unida, de Putin, obteve quase 50% dos votos pela contagem oficial, embora um grupo independente afirme que a legenda teve apenas 30%.
As denúncias de fraudes e irregularidades nas eleições parlamentares da Rússia levaram milhares de pessoas a protestar contra Putin em várias cidades do país, principalmente na capital, Moscou. Mais de mil pessoas foram presas.
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








