Irã começa enriquecimento de urânio a 20% na 3ªF
O Irã anunciará na segunda-feira à Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) seus planos para enriquecimento de Urânio no grau de 20%, afirmou hoje o chefe de energia atômica Ali Akbar Salehi à TV estatal do país, Al-Alam. Ele acrescentou que o processo começará já na próxima terça-feira.
"Informaremos a IAEA, em uma carta a ser enviada amanhã, sobre nossas intenções de enriquecer urânio a 20%", disse Salehi. "O enriquecimento maior começará depois de amanhã (terça-feira) na planta de Natanz", acrescentou, referindo-se a cidade da província central de Isfahan.
Os comentários de Salehi vieram à tona algumas horas depois de o presidente Mahmoud Ahmadinejad ter ordenado a ele que iniciasse as operações de maior enriquecimento de urânio. O movimento elevou os riscos da disputa com o Ocidente.
Alguns dias atrás, o Irã havia sinalizado aceitar um acordo nuclear proposto pela União Europeia, por meio do qual enviaria seu urânio pouco enriquecido para que o processo de enriquecimento fosse realizado em outros países. As potências mundiais temem que Teerã queira enriquecer urânio a níveis muito elevados para utilização em programa de armas nucleares. Mas o Irã insiste que seu enriquecimento nuclear tem fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








