Lutas entre exército e Taleban matam 60 no Paquistão
Combates entre soldados e militantes do grupo fundamentalista Taleban pela posse de uma montanha estratégica no noroeste paquistanês deixaram mais de 60 mortos, disse nesta terça-feira um funcionário do governo. A batalha começou há uma semana, quando tropas do governo tomaram o topo do monte Jogi, na área tribal de Kurram, dos insurgentes. Isso levou a choques que deixaram seis soldados e 20 insurgentes mortos, disse Wajid Khan, administrador local do governo.
Os militantes retaliaram na terça-feira ao atacarem soldados que tentavam manter a posição, levando a outra onda de combates que deixou mais de 10 soldados e 30 insurgentes mortos, disse Khan. A área é o centro de operações de um dos líderes do Taleban paquistanês, Hakimullah Mehsud. Os militares lançaram a ofensiva em Kurram em julho do ano passado e declararam vitória um mês depois, mas a violência continuou.
Em outros eventos no Paquistão, pelo menos 10 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas em Karachi, maior cidade do país e capital da província do Sind, no sul. Dentre as vítimas está a mulher de um deputado da província do Baluquistão, sudoeste do país, e sua filha adolescente. Elas retornavam para casa após um casamento quando o carro foi interceptado por dois motociclistas que mataram a tiros mãe e filha, além do motorista, informou o policial Rahim Ullah.
As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








