Micheletti se diz pronto para repelir invasão a Honduras
Presidente em exercício adverte que Exército e polícia 'estão preparados para repelir' intervenção estrangeira
O presidente em exercício de Honduras, Roberto Micheletti, advertiu nesta sexta, 17, que o Exército e a polícia "estão preparados para repelir" qualquer tentativa de intervenção estrangeira, em entrevista concedida à emissora colombiana RCN.
Veja também:
Chávez diz que Zelaya voltará a Honduras 'nas próximas horas'
Chávez diz que Micheletti 'acabará na lixeira da história'
Plano de Arias para Honduras inclui governo liderado por Zelaya
Entenda a origem da crise política em Honduras
Perfil: Eleito pela direita, Zelaya fez governo à esquerda
Ficha técnica: Honduras, um país pobre e dependente dos EUA
Micheletti denunciou também que há vários países - sem especificar quais - que estão "infiltrando grande quantidade de gente" para cometer "atos guerrilheiros" em Honduras. "Temos certeza de que o apoio estrangeiro" ao presidente deposto, Manuel Zelaya, "já está dentro" de Honduras, afirmou Micheletti.
Segundo ele, nas últimas horas foram capturados em Honduras "56 nicaraguenses", supostamente envolvidos em protestos contra seu governo. Manuel Zelaya foi derrubado em 28 de junho, quando as Forças Armadas o capturaram e o expulsaram da Costa Rica, após o que o Congresso aprovou sua destituição e nomeou Micheletti, até então líder do legislativo, presidente.
Ao ser consultado pela RCN se está disposto a que Zelaya retorne a Honduras, Micheletti reforçou a posição que já havia mostrado em ocasiões anteriores: "De nenhuma maneira. Não queremos ficar como os venezuelanos, os equatorianos e os bolivianos. Queremos um país livre e democrático", afirmou.
O atual presidente voltou a dizer que estar disposto a se retirar da Presidência "se Zelaya desistir de todas as arbitrariedades" que promove do exterior, como chamar os hondurenhos à insurgência.
"Se esse senhor (Zelaya) desistir de continuar incitando um movimento revolucionário no país, se desistir de voltar aqui, praticamente cedo minha posição", reiterou Micheletti.
No sábado será retomado em San José o diálogo para buscar uma solução para crise hondurenha, com a mediação do presidente de Costa Rocha, Oscar Arias.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








