Néstor Kirchner passa bem após cirurgia vascular na Argentina
Ex-presidente do país foi internado às pressas no domingo após sentir formigamento nas pernas e nos braços
O deputado e ex-presidente argentino Néstor Kirchner, marido da presidente Cristina Kirchner e considerado um político poderoso na Argentina, passou no domingo por uma bem-sucedida cirurgia de emergência por conta de uma "patologia em sua artéria carótida direita".
Veja também:
Ariel Palácios: Um governo pendente da carótida
A operação permitiu a retirada de uma placa ulcerada de uma das artérias que leva sangue ao cérebro.
O ex-presidente, que governou a Argentina entre 2003 e 2007, tem uma grande influência no governo de sua mulher.
Os Kirchners são conhecidos na Argentina como o "casal presidencial", devido à militância conjunta de ambos e à forma compartilhada com que tomam decisões.
"Começou com alguns transtornos de mobilidade em seu membro superior esquerdo e a intervenção foi decidida. Acabou tudo de forma muito satisfatória", disse o cardiologista Victor Caramutti, que operou Kirchner, ao canal C5N.
"Acordou bem, está em perfeitas condições", acrescentou.
Kirchner tem a companhia da presidente Cristina Kirchner, dos dois filhos do casal e de outros membros do governo no centro médico privado Los Arcos.
"Há instantes acabou a cirurgia efetuada no doutor Néstor Carlos Kirchner, a qual foi bem-sucedida. O paciente permanece em terapia intensiva com controle evolutivo", disse em nota o sub-diretor da Unidade Médica Presidencial, Marcelo Ballesteros.
Por ser chefe do governante partido peronista e por sua forte influência sobre poderosos caciques políticos em províncias e municípios, Kirchner é constantemente apontado como possível candidato presidencial nas eleições de 2011.
(Reportagem adicional de Fiona Ortiz)
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








