Netanyahu diz que soldados israelenses atuaram para 'protegerem suas vidas'
Premiê israelense disse que seus soldados foram 'atacados de forma deliberada'
TORONTO - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira, 31, que os soldados israelenses que atacaram uma frota de navios que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza "atuaram para protegerem suas vidas". Nehanyahu fez as declarações depois de se reunir nesta segunda-feira, em Ottawa, com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

Veja também:
Cineasta brasileira estava a bordo de frota atacada
Turquia diz que Israel enfrentará 'consequências'
ONU se reunirá para discutir ataque de Israel
Comunidade internacional condena ataque
Entenda o bloqueio de Israel a Gaza
Ataque deteriorará ainda mais imagem de Israel
Veja imagens do ataque das tropas de Israel
Segundo a rede de televisão pública canadense, CBC, Netanyahu justificou o ataque israelense em águas internacionais contra a chamada "Frota da Liberdade" que transportava ajuda humanitária a Gaza, e disse que seus soldados foram "atacados de forma deliberada".
"Foram atacados, golpeados e apunhalados. Os soldados atuaram para proteger suas vidas e, de forma lamentável, nesta troca algumas pessoas morreram".
O primeiro-ministro israelense também expressou seu pesar pelo cancelamento do resto de sua visita ao Canadá, onde tinha previsto permanecer até amanhã, e da reunião prevista para amanhã em Washington com o presidente americano, Barack Obama.
Netanyahu também ressaltou que Gaza é uma "base para os terroristas do Hamas" e que as autoridades israelenses tinham se oferecido para entregar aos palestinos os materiais que trazidos pela frota que Israel considerasse apropriados, mas que estes se tinham negado.
Estes são os primeiros comentários públicos de Netanyahu desde o ataque.O primeiro-ministro israelense ia participar de uma entrevista coletiva após sua reunião com Harper, mas o encontro foi cancelado. Netanyahu deve retornar de forma imediata a Israel.
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








