Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Internacional
Início do conteúdo

Obama parece estar negando resultado de eleições, diz líder republicano

Segundo John Boehner, presidente parece não ter entendido repúdio do povo americano a suas políticas

04 de novembro de 2010 | 19h 24
Reuters

WASHINGTON- O líder republicano na Câmara, John Boehner, afirmou nesta quinta-feira, 4, que o presidente Barack Obama parece estar renegando o total significado das eleições legislativas de terça, na qual o partido de oposição ao Democrata conquistou grandes vitórias.

Veja também:
especialInfográfico:
 Eleições legislativas nos EUA 
especialCronologia:
O governo Obama
mais imagens Galeria de fotos: veja imagens do pleito
blog Radar Global:   Os personagens das eleições
blogGustavo Chacra: A vitória dos republicanos

Boehner deve se tornar presidente da Câmara dos Representantes depois dos republicanos terem derrotado os democratas nesta Casa, conseguindo ao menos 60 cadeiras, o maior número em décadas.

"Parece haver um pouco de negação da parte do presidente de outros líderes democratas sobre a mensagem enviada pelo povo americano", disse Boehner à ABC News.

"Quando você tem a eleição mais histórica em mais de 60, 70 anos, você pensa que o outro partido vai entender que o povo americano repudiou claramente as políticas que eles empreenderam nos últimos anos", afirmou o oposicionista.

Obama disse nesta quarta que os resultados do pleito são um reflexo da frustração dos americanos a respeito da economia e ao apelo para os dois partidos trabalharem juntos.

Boehner não quis dar razão ao líder republicano no Senado, Mitch McConnell, que defendeu que Obama será "um presidente de um mandato só".

"Esse é o discurso do senador McConnell e sua opinião", afirmou Boehner. "Eu acho que o povo americano quer que nós tenhamos foco em sua mensagem durante a eleição: detenha os gastos, livre-se da incerteza. Começar a criar empregos novamente e ficarmos focados no que o povo americano quer é minha prioridade número um".

Leia ainda:
link
Obama se reunirá com líderes partidários do Congresso