Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Internacional
Início do conteúdo

Obama questiona eleição no Irã e critica repressão do governo

'Aqueles que se levantam pela justiça estão do lado certo da História', diz presidente dos EUA sobre protestos

23 de junho de 2009 | 14h 49
Associated Press

O presidente americano, Barack Obama, questionou nesta terça-feira, 23, a legitimidade da eleição iraniana, vencida pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad. Em entrevista coletiva na Casa Branca, Obama disse haver grandes questionamentos sobre o resultado e que é impossível saber o que ocorreu nas urnas sem a presença de observadores internacionais.

Obama gesticula durante entrevista - AP
AP
Obama gesticula durante entrevista

Obama também condenou a repressão do governo iraniano a partidários do reformista Mir Hussein Mousavi, que há dez dias protestam contra supostas fraudes na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. No último domingo, o presidente Ahmadinejad, cuja reeleição é contestada pela oposição, acusou os EUA de interferirem em assuntos internos do Irã.

Veja também:

linkIrã proíbe funeral aberto para jovem morta em protestos

linkNão cabe ao Brasil julgar o que acontece no Irã, diz Amorim

linkJustiça 'não tem sido feita' no Irã, dizem EUA

som Podcast: Enviado do "Estado" no Irã comenta dificuldades da imprensa

lista Veja como acompanhar a crise política iraniana na web

lista Conheça os números do poderio militar do Irã

lista Altos e baixos da relação entre Irã e EUA

especialEspecial: Conflito eleitoral divide o Irã

especialEspecial: O histórico de tensões do Irã

especialEspecial: O programa nuclear do Irã

especialEspecial: As armas e ambições das potências

lista Tudo o que foi publicado sobre a crise eleitoral no Irã

" Já deixei claro que os EUA respeitam a soberania da República Islâmica do Irã e não interferimos em seus assuntos internos", disse Obama, "Mas não podemos deixar de testemunhar a coragem e a dignidade do povo iraniano. Quem luta pela liberdade está do lado certo da história", completou.

Obama ainda condenou as ameaças, espancamentos e prisões dos últimos dias. "Condeno firmemente estas ações", afirmou o presidente, que ainda prestou homenagem à iraniana Neda Agha Soltan, cuja morte pela polícia foi captada em vídeo e divulgada na internet. "Vimos esta mulher corajosa se opor à brutalidade e às ameaças e sangrar até a morte. Aqueles que se levantam pela justiça estão do lado certo da História", afirmou.

Perguntado se o Irã irá sofrer consequências pelo modo como tem agido, Obama não descartou mudar a atual política americana de aproximação, mas manteve a porta aberta ao regime dos aiatolás. "Vamos monitorar a situação antes de qualquer mudança", disse. "Demos ao Irã uma chance de se engajar com a comunidade internacional. Depende deles decidir se aceitam este caminho"

Esta foi a primeira grande manifestação de Obama sobre a repressão no Irã. O presidente estava sendo pressionado pela oposição republicana a tomar medidas mais duras com a república islâmica.