ONU: EUA violam lei internacional em Guantánamo
O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos precisam fechar a prisão que mantém na base naval na baía de Guantánamo, em Cuba, como o presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu e não cumpriu. A chefe do Alto Comissariado, Navi Pillay, disse que "a prisão continua a funcionar e indivíduos permanecem arbitrariamente detidos - indefinidamente - em clara violação à lei internacional".
Pillay disse nesta segunda-feira - um dia antes do discurso "Estado da Nação" que Obama deverá fazer amanhã - que está profundamente desapontada com o fato de o governo americano "ter, ao invés de fechar a prisão, montado um sistema de detenções arbitrárias".
Pillay também se disse "preocupada com o fracasso na prestação de contas das sérias violações aos direitos humanos, incluída a tortura, que ocorreram" na prisão de Guantánamo.
As informações são da Associated Press.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








