Órgão regulador do Chile fecha 30 minas por segurança, diz fonte
33 mineiros estão presos em mina no norte do país desde 5 de agosto, após desabamento do local
SANTIAGO- O órgão regulador da mineração no Chile ordenou o fechamento de 30 pequenas minas de cobre após o acidente que deixou 33 mineiros presos no norte do país e reabriu a discussão sobre as condições de segurança da atividade, informou nesta quinta-feira, 26, um integrante da Sociedade Nacional de Mineração (Sonami).
Em conjunto, estas operações produzem cerca de 2 mil toneladas de cobre por ano, ou 0,04% da produção anual do minério no país.
Jorge Pavletic, membro do conselho da Sonami, indicou que as minas foram fechadas pelo órgão estatal Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) após o acidente da mina de San José.
Segundo o empresário, as pequenas minas chilenas produzem cerca de 65 mil toneladas de minério por ano, que são compradas pela empresa estatal Enami.
Drama
Os mineiros estão presos em um refúgio a 688 metros da superfície após o colapso na mina. Os 33 sobreviveram por 19 dias com uma dieta racionada de duas colheres de atum enlatado, um gole de leite e meio biscoito a cada 48 horas.
O único canal de comunicação com o exterior tem 15 centímetros de diâmetro. É por lá que as equipes de resgate começaram a enviar soro e rações de proteína e glicose, semelhantes às consumidas por astronautas. Dentro da mina, os mineiros contam com acesso à água e canais de ventilação.
O resgate será feito por uma perfuradora que abrirá caminho no solo. Andres Sougarret, chefe da operação, afirmou que o período para abrir um túnel largo o bastante para a passagem segura dos homens pode levar até quatro meses.
.gif)
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








