Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Internacional
Início do conteúdo

Países asiáticos rejeitam interferência estrangeira em Mianmar

Diplomatas da região afirmam que comissão de direitos humanos não deve intervir na crise política do país

21 de novembro de 2007 | 9h 29
Associated Press e Agência Estado

A comissão de direitos humanos criada pelas nações do Sudeste Asiático não deve interferir nos problemas internos de direitos humanos como a atual crise em Mianmar, mas sim proteger os seus países-membros da interferência estrangeira. A recomendação foi feita por diplomatas da região e consta de um relatório ao qual a agência de notícias Associated Press teve acesso.

 

O relatório foi elaborado pela Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), cujos líderes adotaram um marco regulatório que determina a criação de uma agência de direitos humanos entre outras medidas.

 

As recomendações do relatório confirmam que a agência não teria poder para interferir em violações ostensivas de direitos humanos, como é o caso de Mianmar. O conteúdo revela a grande relutância da Asean de cobrar explicações de qualquer um de seus membros ou responsabilizá-los publicamente pela clara violação dos direitos humanos, como em Mianmar, onde 15 pessoas foram mortas durante protestos pró-democracia em setembro.



Tópicos: Mianmar