Partido de Chávez nega criação de lei para restringir internet
Segundo imprensa local, governo discute norma para regular uso da web; PSUV nega
O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), liderado pelo presidente do país, Hugo Chávez, negou nesta segunda-feira, 15, que o governo queira colocar uma "focinheira" na internet com a redação de uma lei que regula seu uso.
Veja também:
Prisão expõe laço da ETA com Chávez
A suposta criação de uma lei sobre o assunto foi tratada nesta segunda por vários meios de comunicação do país depois que Chávez pediu ao ministro e diretor da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), Diosdado Cabello, para fazer algo contra os sites que afirmaram que o presidente havia morrido em um atentado terrorista.
"Quero rechaçar categoricamente quem disse que o governo quer colocar uma focinheira na internet. Houve uma espécie de manipulação do tema", disse o vice-presidente do PSUV, Aristóbulo Istúriz.
"Chávez não exigiu a regulação da internet", disse apenas que "existem leis e que é preciso atuar de acordo com o que elas estabelecem", segundo Istúriz.
"Claro que na Venezuela não há censura prévia. Mas na Venezuela quem dá uma informação é responsável por ela e isso está no Código Penal e na Lei de Responsabilidade Social", afirmou o vice-presidente do PSUV.
Segundo Istúriz, vários meios de comunicação afirmaram que Chávez quer regular a internet para "tapar a boca" dos opositores nas eleições parlamentares de setembro.
"Não se trata disso. Trata-se de que agora, com uma campanha eleitoral, deve existir responsabilidade no manuseio dos meios de comunicação justamente porque vem uma campanha e agora vão ser destapadas as cloacas opositoras", acrescentou.
O presidente da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Meios de Comunicação Social, deputado Manuel Villalba, disse que "a discussão de uma norma que regule a internet não está na agenda".
Em declarações ao jornal venezuelano "El Universal", o deputado afirmou que Chávez foi "pedagógico quando disse que é preciso estabelecer responsabilidades. Assim como quando surgiu a energia nuclear, ela teve as suas regulamentações (...), a internet também deve ser observada".
Notícias relacionadas:
- Saúde de Chávez causa boato de cisão no PSUV
- Em Cuba, internet segue lenta, apesar de cabo venezuelano
- CET multa mais de 81 mil caminhões por restrição na marginal
- Pressão da indústria faz ABC desistir de restrição a caminhões e estudar rodízio
- Novas restrições não barram a entrada de espanhóis no Brasil
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








