Presidente afegão pede calma e fim da violência em protestos
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, fez um apelo por calma aos seus compatriotas nesta quarta-feira e pediu que encerrem a violência que matou pelo menos seis pessoas em dois dias de protestos por causa da queima de cópias do Alcorão, o livro sagrado do Islã, na maior base da Otan no país.
"As forças de segurança afegãs não devem usar a violência durante os protestos e devem proteger as vidas dos civis e a propriedade", disse Karzai em comunicado, acrescentando ter ficado profundamente triste com a morte de civis.
Autoridades afegãs determinaram uma investigação para verificar se a polícia do país ou estrangeiros confrontaram a multidão.
"Protestos são um direito do povo, mas peço a meus compatriotas que evitem a violência", afirmou o presidente sobre as manifestações, que levaram milhares de afegãos para as ruas.
O governo dos Estados Unidos e o comandante norte-americano das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão pediram desculpas depois que trabalhadores afegãos encontraram cópias queimadas do Alcorão enquanto recolhiam lixo da Base Aérea de Bagram, que fica a uma hora de carro ao norte de Cabul. No entanto, as desculpas não foram suficientes para conter a ira popular.
(Reportagem de Hamid Shalizi)
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








