Projeto recupera joias arquitetônicas do mundo islâmico
Programa recuperou construções no Afeganistão, Paquistão, Mali, Tanzânia, Índia, Egito e Síria
Um projeto de restauração de cidades históricas vem devolvendo vida a joias arquitetônicas do mundo islâmico, em países como Afeganistão, Paquistão, Mali, Tanzânia, Índia, Egito e Síria.
Veja galeria de fotos:
O Programa Cidades Históricas Aga Khan recuperou construções castigadas por anos de guerra e abandono, e transformou muitas delas em áreas de lazer para moradores, atrações turísticas e até hotéis.
No Afeganistão, durante o trabalho de recuperação da Citadela de Herat, Qala Ikhtyaruddin, foi necessário acionar especialistas diversas vezes para desativar minas terrestres deixadas no local durante os conflitos nos anos 80.
Ainda assim, autoridades afegãs esperam que a restauração ajude a atrair turistas para a região.
Em Mali, no norte da África, a mesquita de Djenné, que corria risco de desabar, foi estabilizada.
A Citadela de Aleppo, na Síria, uma das mais antigas do Oriente Médio, havia sido castigada por terremotos, bombardeios e saques.
Moradores locais foram treinados para trabalhar na restauração e preservação dos monumentos históricos.
Os projetos da Fundação Aga Khan para a Cultura são financiados, em parte, por governos, instituições multilaterais, parceiros do setor privado e doações.
O próprio Aga Khan, líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaili, também cobre diversos custos das organizações.
Notícias relacionadas:
- Navios de guerra iranianos manobram no Mediterrâneo
- Para repórter da BBC, conflito na Síria pode virar guerra civil
- Grã-Bretanha condena três muçulmanos por pregar ódio contra gays
- Nova ala do Louvre terá teto de vidro em formato de véu islâmico
- Partidos islâmicos vencem 2ª etapa de eleições no Egito
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








