Retrospectiva 2011: Adesão palestina à Unesco
Ingresso é parte da iniciativa palestina de buscar adesão plena de Estado junto à ONU
PARIS, 31 DE OUTUBRO - O Estado palestino tornou-se o 195º membro da Unesco - braço da ONU responsável pela cultura, educação e ciência no mundo - no dia 31 de outubro. A adesão dos palestinos à agência foi aprovada por 107 votos a favor e 14 contra. Houve ainda 52 abstenções.

Veja também:
PARA ENTENDER: A Palestina na Unesco
HOTSITE: A busca pelo Estado palestino
O ingresso palestino à Unesco é parte da iniciativa da Autoridade Palestina (AP) para buscar reconhecimento nos órgãos internacionais da ONU, particularmente na Assembleia-Geral. Os Estados Unidos e Israel, que se opõem rigidamente à empreitada sob a alegação de que a criação do Estado palestino deve ser negociada, anunciaram retaliações.
Os americanos cortaram a ajuda de US$ 70 milhões enviados anualmente à agência - 22% do orçamento da Unesco. Os israelenses também suspenderam seu auxílio - que corresponde a 3% do recebido pelo órgão ao ano - e ainda anunciaram a construção de novos assentamentos, em represália aos palestinos. A AP, porém, disse que tentará ingressar em outras agências da ONU.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados









