Rússia lançará missão tripulada de base própria em 2018
A Rússia passará a lançar missões tripuladas de sua nova base espacial a partir de 2018, afirmou hoje o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. "Os primeiros voos tripulados do cosmódromo deverão ocorrer entre 2018 e 2020", disse Putin, na inauguração das obras para a construção da base Vostochny, cerca de 5,8 mil quilômetros a leste de Moscou e a poucas centenas de quilômetros da China.
Atualmente, a Rússia utiliza a base de Baikonur, no Casaquistão, para todas as missões tripuladas e outros lançamentos comerciais. No norte da Rússia, o governo usa um centro menor para lançamentos militares de satélites.
Putin destacou a necessidade "estratégica" de Moscou ter "acesso independente ao espaço". Embora a base de Baikonur fique em uma "nação amiga", continua sendo em outro país, disse o premiê.
A Rússia pretende investir 25 bilhões de rublos (US$ 800 milhões) na construção da base Vostochny, que em 2015 deverá começar a lançar satélites e foguetes de carga para a Estação Espacial Internacional.
O uso da base de Baikonur custa ao governo russo US$ 115 milhões por ano.
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 03 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 04 Presidente do PT critica privatizações ...
- 05 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados








