Santorum tem pequena vantagem na primária em Ohio
Os três principais adversários da chamada Superterça foram declarados vitoriosos em pelo menos um dos Estados importantes na disputa de ontem. O favoritismo de Mitt Romney, porém, mostrou-se assegurado pelas conquistas da Virgínia, de Massachusetts e de Vermont. Newt Gingrich ficou na frente na Geórgia, e o maior rival de Romney nas disputas republicanas, Rick Santorum levava, por pequena margem, a primária em Ohio.
Considerada a etapa mais importante do processo de escolha do candidato de um partido, a Superterça de ontem tendia a ser a menos decisiva da história recente dos Estados Unidos. As dez disputas programadas envolveram a definição de 437 delegados para a convenção republicana de agosto, quando será escolhido o rival do presidente Barack Obama na eleição de novembro.
Mesmo reforçando o favoritismo de Romney, a disputa de ontem estará longe de provocar a desistência qualquer de seus adversários e de antecipar a sua indicação como o candidato republicano à Casa Branca. De acordo com as pesquisas de boca de urna, Romney venceu em Massachusetts com 72% dos votos. Em Vermont, ficou com 38% e em Virgínia, onde competiu apenas com o ultraliberal Ron Paul, obteve 57%.
Em Ohio, o maior teste de sua capacidade de conquista dos votos de operários da indústria, estava com 36% dos votos e perdia por três pontos porcentuais para o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum até as 24h. Na Georgia, Romney terminara em terceiro lugar, e em Oklahoma, empatara com Gingrich no segundo posto.
Ultraconservador e ligado à Opus Dei, Santorum firmou-se na Superterça como o principal adversário de Romney. Venceu em dois Estados, Oklahoma e Tennessee, e a conquista de Ohio deslancharia sua campanha nas primárias nos outros 32 Estados e territórios americanos.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Corinthians figura entre os 25 em valor da ...
- 04 ‘Você corre atrás do sonho, mas não ...
- 05 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 06 Mantega teme desaceleração no investimento ...
- 07 Para petistas, Marta ficará distante da ...
- 08 STJ nega pedido de liberdade a Carlinhos ...
- 09 Vaccarezza diz que enviou mensagem a Cabral ...
- 10 Não vai ter nenhum aumento de combustíveis, ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








