Três coronéis detidos após rebelião no Equador são libertados
Militares, no entanto, ainda estão sendo investigados sobre envolvimento em levante
QUITO- Um juiz equatoriano liberou neste sábado, 2, os três coronéis que foram detidos preventivamente para serem investigados sobre seu envolvimento na rebelião da última quinta.
Veja também:
Veja como foi o dia de distúrbios no Equador
Galeria de Fotos: Veja imagens do protesto
Território Eldorado: ouça relato de embaixador
Correa é o oitavo presidente desde 1997
Policiais e militares se rebelaram no país em rechaço a uma lei que elimina benefícios salariais da categoria.
Marco Freire, procurador da província de Pichincha, cuja capital é Quito, afirmou por telefone à Efe que o juiz "os substituiu a medida: em vez de prisão preventiva, os ordenou se ausentarem do país, apresentarem-se a cada 15 dias e não alienarem bens".
Apesar da liberação, os três continuarão sendo investigados "por todos os incidentes de insubordinação que ocorreram na quinta".
O presidente Rafael Correa denunciou que a revolta dos oficiais foi manipulada por interessados em desestabilizar a democracia e assassiná-lo.
Os três coronéis foram os primeiros detidos pela rebelião durante a qual policiais rebeldes mantiveram Correa detido durante quase todo o dia em um hospital onde se refugiou depois de tentar dialogar com os insubordinados.
O governante foi libertado por um contingente de militares e policiais leais ao governo. Oito pessoas morreram durante os distúrbios e 274 ficaram feridas durante os distúrbios, de acordo com o Ministério da Saúde.
Leia ainda:
'Não haverá perdão para os envolvidos nos protestos', diz Correa
Opositor nega ser mentor de protestos
Ainda sitiada, capital luta para retomar a rotina
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








