Venezuela nega novos rumores sobre a saúde de Chávez
O governo da Venezuela rejeitou um relato divulgado nesta terça-feira segundo o qual Hugo Chávez estaria em Cuba para um tratamento urgente de câncer, denunciando a notícia como parte de uma "guerra suja" da oposição antes da eleição presidencial de outubro.
Foi o mais recente de uma série de boatos sobre a saúde do líder socialista, que incluíram um de que ele só tinha alguns meses de vida.
Nelson Bocaranda, proeminente jornalista com pendores oposicionistas, escreveu na segunda-feira que Chávez, que passou por uma cirurgia em Havana em junho passado para retirar um tumor da pélvis, havia retornado a Cuba e que alguns de seus parentes também estariam indo para lá.
Mas o governo negou tudo, e o ministro da Informação, Andrés Izarra, disse que o rumor foi espalhado como parte de uma "guerra suja da escória", enquanto o líder do Congresso, Diosdado Cabello, afirmou que Chávez está saudável e pode surpreender seus detratores nesta terça-feira.
"Bocaranda está doente na alma. Todo dia deseja a morte do comandante, ou alguém está pagando para ele escrever suas mentiras?", publicou Cabello no Twitter.
Os boatos se disseminaram rapidamente durante o final de semana prolongado do Carnaval, quando os negócios praticamente param.
No ano passado, Bocaranda deu um furo jornalístisco sobre o tratamento do câncer de Chávez na ilha comunista caribenha. Desde então, o mandatário de 57 anos insiste que está completamente recuperado, embora especialistas médicos digam ser muito cedo para afirmá-lo.
A saúde de Chávez é o coringa da eleição de 7 de outubro, na qual ele busca mais um mandato de seis anos. A oposição está unida novamente em torno de um candidato - Henrique Capriles, governador do Estado de Miranda - e vê o pleito como sua melhor chance de encerrar os 13 anos de Chávez no poder.
Pesquisas recentes dão uma vantagem a Chávez sobre Capriles, graças em parte a um grande programa de gastos governamentais em projetos sociais. Mas cerca de um terço dos venezuelanos continua indeciso, e a competição por seus votos será intensa.
Uma fonte médica próxima da equipe que trata Chávez na Venezuela disse à Reuters que ele sofre de lise tumoral, ou decomposição das células, que se apresenta com sintomas que incluem febre alta, mas a fonte não sabia se ele voltou a Cuba.
Bocaranda afirmou que os problemas de saúde recentes do presidente foram exacerbados por ele ter ignorado
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoInter no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 08 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Cliente não entende desconto e mercado para
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








