ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Aeroporto de Joinville cobre 19 cidades da região

29 de novembro de 2013 | 10h 57
GABRIELA LARA E RENAN CARREIRA - Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, 29, que Joinville está no programa de investimento em aeroportos regionais do governo federal, por causa da relevância do terminal da cidade para a região. "O aeroporto cobre 19 municípios e é muito importante", disse em entrevista a rádios de Santa Catarina.

Segundo Dilma, o Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola está sendo avaliado pela Secretaria de Aviação Civil, com a colaboração do Banco do Brasil. "Em janeiro do ano que vem, iniciaremos estudos de viabilidade técnica, para ver se é preciso ampliar o pátio aéreo e o terminal de passageiros", explicou.

Dilma também disse que, mesmo antes de terminar a fase de avaliação, o governo já está investindo em um sistema de pouso por instrumentos e em uma estação meteorológica para o aeroporto, que devem ficar prontos em março de 2014. "Sabemos que a região sempre tem problemas de visibilidade e o novo sistema vai melhorar a capacidade de pouso e decolagem do aeroporto", disse. (Gabriela Lara - gabriela.lara@estadao.com e Renan Carreira - renan.carreira@estadao.com)

Médicos

Dilma disse que o Estado requisitou 548 profissionais do programa Mais Médicos. Ela afirmou que 78 - 11 na Grande Florianópolis - já estão ativos em 36 municípios. De acordo com a presidente, mais 470 profissionais atuarão no Estado até abril de 2014. "Quando os 548 estiverem atuando, vamos dar cobertura a 1,918 milhão de catarinenses a mais."

Dilma disse que o programa Mais Médicos evita que a população procure sempre os hospitais, causando filas. Segundo a presidente, 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos pelo médico de plantão no posto de saúde, "mas tem que ter o médico lá". Ela afirmou que, com o Mais Médicos, a pressão sobre os hospitais vai diminuir.

A presidente anunciou ainda que hoje, na Grande Florianópolis, existem três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionando e mais sete serão construídas. "A UPA funciona junto com o Mais Médicos como uma antessala dos hospitais." Dilma informou que atualmente há 177 estabelecimentos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Santa Catarina, sendo 24 na Grande Florianópolis. "Repassamos R$ 2 bilhões para custeio desses hospitais em 2013."

A presidente também lembrou que há 120 ambulâncias do Samu em Santa Catarina e, dessas, 24 estão na Grande Florianópolis.

Mobilidade urbana

O contorno da BR-101 na Região Metropolitana de Florianópolis deve ser concluído até 2017, disse a presidente durante a entrevista. O projeto pretende melhorar a mobilidade urbana no entorno da capital catarinense.

Dilma afirmou que a construção do contorno da BR-101 está prevista no contrato da concessionária Autopista Litoral Sul. "Mas houve divergência entre os detentores da concessão e os prefeitos da região, com relação ao custo que a obra teria e à dimensão do contorno", explicou. Segundo a presidente, nos últimos meses a concessionária tem cumprido os prazos previstos e haverá entregas parciais da obra para aliviar os problemas de congestionamento.





Tópicos: Dilma, Rádios, SC

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

"Relatório foi omisso", admite Gabrielli

  • "Relatório foi omisso", admite Gabrielli
  • Pré-candidato do PV vai ao trabalho de bicicleta
  • Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo